Se o tema é ser pioneiro na cultura pop, então não dá para deixar de falar do Pantera Negra – herói africano da Marvel idealizado por Stan Lee e Jack Kirby, que acaba de ganhar um teaser trailer responsável por aumentar ainda mais a expectativa pela estreia de seu longa-metragem, marcada para 15 de fevereiro nos cinemas brasileiros.
Interpretado pelo americano Chadwick Boseman – que já vestiu o uniforme negro em Capitão América – Guerra Civil (2016) – o Pantera Negra estreou nos quadrinhos em 1966, na edição de agosto da revista Fantastic Four. Dois anos mais tarde, ele já aparecia na edição 52 de The Avengers, como membro do supergrupo Vingadores.
Herói pioneiro
{ galeria 47 }
Se você acha que o Pantera ganha destaque apenas por ter chegado à frente de heróis como Luke Cage ou do próprio Falcão, dos Vingadores, não se engane. Seu pioneirismo também tem importância político-social. Além de ser o primeiro negro protagonista em uma revista de grande popularidade nos EUA, o nome “Pantera Negra” apareceu dois meses antes do lendário partido político The Black Panthers Party, representado por afrodescendentes, inicialmente para lutar contra praticas racistas.
O filme
A nova produção Marvel traz o Pantera Negra sob a direção de Ryan Coogler (de Creed – Nascido Pra Lutar), após os eventos de Capitão América – Guerra Civil. Sua identidade já é conhecida: o Pantera é T’Challa, rei da avançada nação africana de Wakanda (fictícia), que agora terá de unir forças ao agente da CIA Everett K Ross (Martin Freeman) para tentar evitar um golpe contra as forças que tentam dominar seu reino. Pantera Negra traz ainda no elenco nomes como Forest Whitaker, Lupyta Nyong’o (ambos com destaque nas recentes produções de Star Wars), Michael B. Johnson (o protagonista em Creed) e a veterana Angela Bassett.