ABREE: Entidade promove o descarte consciente de eletroeletrônicos e eletrodoméstico

Você já se perguntou o que é logística reversa? Esse processo estabelece o fluxo de produtos pós-consumo desde a residência do consumidor até sua destinação final ambiental e socialmente correta. O processo inicia-se com a conscientização do consumidor que possui os eletroeletrônicos e eletrodomésticos em sua fase final de vida útil.

Desta forma, o consumidor que pretende descartar produtos como geladeira, celular, equipamentos de TV ou secador de cabelos, deve enviar seu produto até um ponto de recebimento específico. A partir daí, será realizado o transporte até as instalações que promoverão a manufatura reversa e a reciclagem dos materiais.

A economia circular é um conceito econômico muito mais amplo que faz parte do desenvolvimento sustentável, no qual se insere a logística reversa.

Devido a essa importância do descarte consciente de produtos, em 2011, foi fundada a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que tem como propósito definir e organizar o gerenciamento de descarte de produtos, implementando sistemas coletivos de logística reversa e promovendo economia de escala ao reduzir os custos operacionais e de transações, visando sempre apresentar as melhores alternativas para a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

De acordo com Sérgio de Carvalho, presidente da ABREE, todos os tipos de equipamento devem ter um descarte ambientalmente correto, como: frigobar, ar-condicionado, aspirador de pó, celular, computador, fogão, micro-ondas, secador de cabelo, televisão, HD externo e ferro elétrico. 

Esses produtos recebem um processo específico que ocorre a partir do descarte de produtos nos diversos pontos de recebimento. Sérgio destaca que para destinar corretamente os aparelhos basta entrar no site abree.org.br e conferir os pontos de coleta mais próximos. “Sobre a rede de pontos de recebimento da ABREE, temos 3 linhas de atuação: municípios, parcerias (empresas) e os varejistas, que fazem parte do processo, porque é por meio deles que acontece o contato fácil com o consumidor.”

 Além disso, é sempre bom lembrar que a  reciclagem dos aparelhos e de seus componentes, que são separados no processo de logística reversa, ajuda na diminuição do uso de recursos naturais e, portanto, na preservação do meio ambiente e bem-estar de todos. É fundamental que o consumidor conheça a logística reversa e contribua para promover um ciclo mais sustentável.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados