Dicas de teatro: Adaptação de ‘O Bem-Amado’ estreia com músicas de Zeca Baleiro

Confira os destaques do universo do teatro e fique por dentro das peças que estão em cartaz em São Paulo. Tudo isso, através de entrevistas exclusivas e coberturas especiais. 

 

“O Bem Amado”

O diretor Ricardo Grasson apresenta a comédia musicada “O Bem Amado” do escritor baiano Dias Gomes. A obra teve sua primeira versão escrita em 1962 e foi encenada pela primeira vez apenas 8 anos mais tarde, por volta de 1970. 

A ideia do espetáculo é criar um perspicaz retrato e uma crítica social do funcionamento da política brasileira, contando a história de Odorico Paraguaçu, interpretado por Cassio Scapin,  e os habitantes da cidade ficcional de Sucupira, uma cidadezinha localizada no litoral da Bahia. A obra é recheada de sarcasmo e demagogia para mostrar a relação entre os homens, o poder e suas consequências. 

A peça é acompanhada de músicas de Zeca Baleiro e Newton Moreno e a direção é de Marco França. 

 

Serviço

Até 11 de setembro 

Sextas às 21h; sábados às 20h e domingos às 18h. 

Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana, São Paulo. 

Adquira seu ingresso aqui.

 

“Ensina-me a viver”

A peça “Ensina-me a viver”, conta a história de Harold, um jovem na casa dos vinte, obcecado pela morte. Paralelamente, Maude é uma senhora de quase oitenta anos, apaixonada pela vida. Harold convive com uma mãe indiferente e de difícil convivência, numa relação desprovida de qualquer afeto. Fora de si, ele tenta chamar a atenção da mãe simulando tragicômicas tentativas de suicídio. Ao contrário disso, Maude, tem uma paixão imensa pela vida, aproveitando cada segundo de sua existência. 

Por obra do destino, os personagens acabam se conhecendo em um cemitério. O encontro dos dois não poderia ser mais inusitado e improvável. Maude, cheia de alegria, ensina ao Harold os prazeres da vida.

Ensina-me a Viver é sobretudo obra tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva a quem assiste a acreditar que viver a vida de forma simplificada é o melhor caminho e que o amor ainda é uma saída.

 

Serviços

De 19 a 28 de agosto 

Sexta e Sábado às 20h00, Domingo às 17h00

Teatro Porto – Alameda Barão de Piracicaba, 740, São Paulo – São Paulo

Adquira seu ingresso aqui. 

 

"Provavelmente Saramago” 

Com direção do portugues Paulo Campos Reis, a peça "Provavelmente Saramago” reflete sobre a vida e a obra de José Saramago, e se envolve em torno de um ator que após ser rejeitado para um filme sobre o escritor, decide montar um espetáculo que conta sua decepção com o cinema e interpreta textos do Nobel de literatura. 

 O paulistano Vinícius Piedade, está como protagonista da obra e sua motivação é a criar a sua peça dentro desta peça se dá por uma abordagem da vida útil na velhice, pois mesmo que José Saramago tenha publicado o primeiro romance, aos 25 anos, foi somente aos 60 que conquistou relevância, em 1982. O artista afirma que, antes de descobrir a obra literária, ficava fascinado ao vê-lo em entrevistas, esbanjando energia e lucidez. “Através dele, enxerguei a velhice de forma menos pesada porque ele vivia sua plenitude, vislumbrava um futuro”, disse ele em entrevista ao Estadão. 

 

Serviços 

Até 29 de agosto 

Auditório da Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República, São Paulo

Entrada gratuita 

Adquira seu ingresso aqui

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados