Lançado em março, “Adolescência” rapidamente se estabeleceu como um dos maiores sucessos do ano para a Netflix.
A produção britânica aborda os dilemas de um caso de assassinato em que Jamie Miller, um jovem comum de 13 anos, é acusado de matar uma colega de classe. A série acompanha as dificuldades enfrentadas pelos envolvidos, que são diretamente afetados pelo caso.
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Gravação em plano-sequência
Uma das principais características do cativante projeto é a sua filmagem totalmente em plano-sequência, sem interrupções!
Em entrevista à Variety, Matthew Lewis, cinematógrafo do seriado, deixou claro que, de fato, cada episódio da série foi gravado em um corte só: “Os efeitos visuais foram usados apenas em uma cena, em que passamos por uma janela, em um dos episódios. Não dava para fazer isso na vida real. Mas não houve nenhuma costura de tomadas — foi um plano-sequência completo, do início ao fim, quisesse eu ou não.”
Por consequência, os envolvidos do longa tiveram que passar por grandes preparações e longos ensaios. Lewis contou, na mesma entrevista, que as filmagens eram como uma “coreografia” entre a câmera e o elenco.
Número impressionante de figurantes em um só episódio
No episódio dois, ainda mais, a dificuldade para filmagens em plano-sequência foi ainda maior. Isto porque, ao se passar em uma escola, o número de figurantes como estudantes e professores ultrapassa 370. Caso alguém errasse, a pessoa teria que improvisar ou, então, o take era abandonado.
Foram necessários 13 takes para este único episódio.
Primeiro trabalho de Owen Cooper
Outrossim, dando vida a Jamie, menino de 13 anos acusado de assassinato, está o jovem Owen Cooper, que hoje tem 15 anos, mas que gravou a produção aos 14. Cooper, que impressionou o mundo com sua interpretação complexa e densa em “Adolescência”, no entanto, não tinha nenhuma experiência anterior na frente das câmeras.
“Eu cresci querendo ser jogador de futebol. Não sei exatamente o que me fez querer isso [atuar], mas eu simplesmente queria. Depois comecei a fazer aulas e gostei muito. Aí entrei em uma pequena agência e, então, recebi um pedido de self-tape para ‘Adolescência’. E, na verdade, foi daí que tudo começou”, disse Cooper.
O diretor do seriado, Philip Barantini, não poupou elogios ao jovem astro: “Ele simplesmente me deixou completamente impressionado. Atores treinam por anos e anos e não conseguem dominar o que o Owen já domina… Eu, obviamente, já trabalhei com muitos atores, tanto como ator quanto como diretor, e muitos deles não conseguem fazer o que ele faz. E o mais impressionante é que ele nem percebe! Ele é tão blasé.”
Cuidados para com o jovem ator
Por conseguinte, para garantir cuidados à saúde mental de Owen Cooper, a produção garantiu que uma psicóloga infantil estivesse sempre presente, para atestar o bem-estar do ator, que faz cenas de cargas emocionais intensas.
“Tinha um psicólogo infantil no set todos os dias, além de acompanhantes. Ele foi extremamente bem cuidado. Mas acho que nós estávamos mais preocupados com ele do que ele mesmo. No final de cada cena, era tudo muito emocional, todo mundo tinha passado por essa montanha-russa, e eu perguntava: ‘Owen, você tá bem?’, e ele respondia: ‘Sim, tenho um jogo de swingball pra jogar com meu acompanhante’”, disse Barantini.
No entanto, Cooper não se mostrou muito abalado pela densidade do conteúdo que interpretava. “Todo dia, a gente gravava a cena, o que levava cerca de uma hora, e todo mundo nos monitores estava chorando feito criança. E tínhamos uma psicóloga lá justamente pra garantir que o Owen estivesse bem. Mas ela não conseguia encontrá-lo. Perguntava: ‘Cadê o Owen?’ E ele já estava longe, jogando swingball. Eu perguntava: ‘Cara, tá tudo bem com você?’ E ele respondia: ‘Tá sim, espera aí, tô ganhando aqui!’”, adicionou o diretor.
Audiência recorde para Netflix
Por fim, “Adolescência” realmente tomou o universo do entretenimento por completo, quebrando recordes. Para a Netflix, a produção se tornou a minissérie mais assistida em suas duas primeiras semanas de lançamento.
A série estreou com expressivos 24,3 milhões de visualizações nos quatro primeiros dias e se consolidou como a produção mais assistida da Netflix entre 17 e 23 de março. No período, somou mais 42 milhões de visualizações, alcançando um total acumulado de 66,3 milhões.