Nesta terça-feira (25), quando você acessar a Netflix para verificar o Top 10 das séries mais vistas no Brasil, notará uma novidade no topo da lista. Trata-se de “Adolescência“, um suspense envolvente que se destaca por ser inteiramente filmado em plano-sequência, sem cortes!
Saiba como Matthew Lewis, o cinematógrafo do seriado, trabalhou com o diretor Philip Barantini para construir “Adolescência“ em um só take!
Como o cinematógrafo de “Adolescência” gravou o seriado com um take
Em entrevista à Variety, Lewis deixou claro que, de fato, cada episódio da série foi gravado em um corte só: “Os efeitos visuais foram usados apenas em uma cena, em que passamos por uma janela, em um dos episódios. Não dava para fazer isso na vida real. Mas não houve nenhuma costura de tomadas — foi um plano-sequência completo, do início ao fim, quisesse eu ou não.”
Inicialmente, foi necessário que o roteiro, assinado por Jack Thorne e Stephen Graham, se adaptasse ao formato de gravação.
“A questão principal era: ‘O roteiro funciona por completo nesse formato?’. É algo muito específico, e você não quer forçar algo a funcionar. Nosso roteirista, Jack Thorne, foi supercolaborativo e queria saber onde as coisas não estavam funcionando… Durante os ensaios, ele reescrevia algumas partes e trazia novas ideias. Acho que foi um desafio único para ele, depois que percebeu que a gente não era maluco e que ia fazer um bom trabalho com o roteiro dele”, disse Matthew Lewis.
Por fim, Lewis descreveu o intenso processo de preparação e ensaios para as montagens cênicas. “É tudo muito planejado. Você não pode fazer uma lista de planos tradicional, então não fizemos. Mapeamos a área que usaríamos e observamos como a câmera se moveria dentro daquele espaço, e ensaiamos como se fosse uma coreografia, entre mim e o elenco”, conta o cineasta.
“Mas, mesmo antes disso, Phil [Barantini] e eu já estávamos procurando locações, e, quando encontramos, começamos a traçar a rota e reorganizar todas as peças do quebra-cabeça até tudo fazer sentido”, ele acrescenta.
A sinopse de “Adolescência”
“Adolescência”, uma produção britânica, segue os dilemas de um caso criminal em que um garoto comum de 13 anos, Jamie Miller, é acusado de assassinar uma colega de escola. A série acompanha as dificuldades enfrentadas pelos envolvidos que são diretamente afetados pelo caso.