É do Brasil! Considerado como o “Oscar britânico”, o BAFTA se consolidou na indústria cinematográfica como a maior honraria da Academia Inglesa de Cinema. Nesta quarta-feira (15), foram divulgados os indicados para a edição de 2025 da premiação e entre os títulos estava “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.
Assim, o filme de Walter Sales se destaca entre as principais produções internacionais na temporada de premiações de 2025. O longa também já recebeu indicações para o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards e é cotado para um espaço na categoria internacional para o Oscar.
Outrossim, Fernanda Torres, protagonista de “Ainda Estou Aqui”, venceu a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro. A brasileira concorria com nomes como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet e Tilda Swinton.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente, em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.
No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma, traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, interpreta Paiva já na velhice, com diagnóstico de Alzheimer.
“Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.
Leia também: BAFTA 2025: confira a lista completa de indicados à premiação