Na última segunda-feira (24), o veículo Screen Daily confirmou que “Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro dirigido por Walter Salles, se tornou a maior bilheteria de estreia na história para uma produção latino americana no Reino Unido.
O longa de Salles, que concorre a três Oscars neste domingo (2), acumulou 486,391 euros em seu primeiro final de semana nas telonas britânicas. Desse modo, o filme protagonizado por Fernanda Torres desbanca “Diários de Motocicleta” — que lucrou £333,368 — , também dirigido por Walter Salles e lançado em 2004.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.
No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, faz aparição como Paiva já na velhice, diagnosticada com Alzheimer.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por seu desempenho como Eunice. A atriz também concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Ressalta-se também que o filme fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme na premiação.
“Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.