Na última segunda-feira (13), o especialista da Variety, Clayton Davis, fez uma revelação que animou os brasileiros no X (antigo Twitter). O jornalista afirmou que a campanha de “Ainda Estou Aqui” no Oscar tem uma nova vantagem por motivo inesperado.
Isto é, Davis comentou em uma publicação que dizia: “Uma atriz que se beneficia da janela estendida para votação do Oscar é Fernanda Torres, cuja campanha está no auge, pois os eleitores terão mais tempo para assistir a “Ainda Estou Aqui”. O especialista respondeu: “Isso é verdade”.
Em adição, o mesmo também escreveu que “Ainda Estou Aqui” pode conquistar uma indicação na categoria de Melhor Filme. “Uma possível indicação surpresa para Melhor Filme na nona-décima posição também pode acontecer”, ele publicou.
Possible #9-10 surprise spot in best picture too
— Clayton Davis (@ByClaytonDavis) January 14, 2025
Esta nova previsão se dá ao prazo estendido de votação aos indicados para o Oscar, que aconteceu devido aos incêndios sem precedentes que afetam, atualmente, Los Angeles.
Assim, a campanha de “Ainda Estou Aqui” é impulsionada dentre os votantes do prêmio. Isto porque a recente vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, destaque em revistas internacionais, e o lançamento do filme nos Estados Unidos, que acontece nesta sexta-feira (17), impulsionam a visibilidade do longa para a Academia.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente, em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.
No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma, traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, interpreta Paiva já na velhice, com diagnóstico de Alzheimer.
“Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.
Leia também: Oscar 2025: como é feita a escolha dos indicados ao Oscar?