Alpha Viver Bem: Dr. José Luis Lopes Corrêa aborda os impactos da obesidade e as opções de tratamento disponíveis

Em mais um episódio da editoria Alpha Viver Bem, a Alpha FM – a rádio mais ouvida de São Paulo – conversa com o Dr. José Luís Lopes Corrêa, especialista do Hospital Santa Catarina – Paulista, sobre os impactos da obesidade e os avanços no tratamento da doença.

A obesidade é uma condição que vai muito além da balança. Segundo o Dr. José Luis, médico do Núcleo de Obesidade do Hospital Santa Catarina – Paulista, ela é uma doença crônica, multifatorial e progressiva, que exige atenção contínua e tratamento individualizado.

Durante entrevista à Alpha, o especialista — membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) destacou que os impactos da obesidade envolvem tanto a saúde física quanto a emocional. “A questão psicológica com a obesidade, a autoestima, ela é extremamente importante”, ressalta.

Além das implicações emocionais, a obesidade está associada a diversas comorbidades, como hipertensão, diabetes e problemas ortopédicos. Para muitos pacientes, a cirurgia bariátrica surge como alternativa terapêutica eficaz. “O paciente tem que ter feito tratamentos clínicos por pelo menos dois anos. Tem que ter índice de massa corporal (IMC) de 40 para cima. Entre 35 e 40, desde que existam doenças associadas. E hoje a gente tem uma nova resolução que contempla casos com IMC a partir de 30”, explica.

O médico destaca ainda que os benefícios da cirurgia vão além da perda de peso. “A cirurgia bariátrica, ela não mexe só com a questão do peso. Existem questões hormonais que vão melhorar a pressão alta e o diabetes. Às vezes, o paciente ainda nem atingiu a meta de peso e já vemos melhora significativa no controle do diabetes.”

A entrevista reforça a importância da avaliação médica e do cuidado multidisciplinar no enfrentamento da obesidade, com foco não apenas nos números da balança, mas na saúde e no bem-estar integral do paciente.

Para saber mais sobre o tema e conferir a entrevista na íntegra, acesse o canal da Alpha FM no YouTube.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados