Amores Materialistas: o que diz a crítica sobre a nova aposta de Celine Song?

Estreia nesta quinta-feira (31) a nova aposta da cineasta Celine Song, “Amores Materialistas”, sua primeira produção após “Vidas Passadas”, que marcou o início de sua carreira como diretora, com duas indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.

O filme acompanha o triângulo amoroso interpretado pelos astros do cinema Dakota Johnson, Pedro Pascal e Chris Evans. Em suma, a trama ganha vida com uma casamenteira (Johnson) que, após conhecer um milionário (Pascal), terá que enfrentar seu próprio dilema romântico, tendo que escolher entre ele e o garçom falido (Evans), a quem ela um dia amou. Apesar de ter sido vendido como uma comédia romântica, o filme segue por caminhos que vão além — ou mesmo à margem — do gênero.

Após o reconhecimento de “Vidas Passadas” pela crítica especializada, será que “Amores Materialistas” mantém o prestígio em torno da obra de Celine Song? A Alpha reuniu algumas impressões da crítica internacional. Confira!

O que diz a crítica sobre “Amores Materialistas”?

O Rotten Tomatoes é um site que calcula centenas de avaliações feitas pela crítica especializada em relação a algum projeto audiovisual específico. A classificação é dada como “tomate podre” caso menos de 60% das avaliações sejam positivas, e “tomate fresco” caso mais de 60% sejam positivas.

“Vidas Passadas” tem, no total, 95% de aprovação da crítica, baseado em 317 opiniões. Já “Amores Materialistas” conta com uma aprovação de 79% das 235 avaliações.

Em artigo para a Screen Rant, a crítica Molly Freeman escreve: “A beleza do gênero romântico está no fato de que há infinitas maneiras de brincar com seus clichês e convenções, e cada contador de histórias traz uma perspectiva única. É exatamente isso que Celine Song faz em Amores Materialistas; embora os clichês sejam reconhecíveis, sua abordagem é inovadora. O que torna a perspectiva de Song tão singular é sua habilidade de equilibrar o desejo de realização com a realidade.”

Já Owen Gleiberman descreve o longa como “extravagantemente encantador” para a Variety. “O diálogo de Celine Song pulsa com sagacidade e percepção, mas também flui com naturalidade; se fosse possível engarrafar essa habilidade, Hollywood estaria salva. E Dakota Johnson entrega a performance mais poderosa que já vi dela.”

Em contraste, o The Guardian, em crítica de Adrian Horton, diz que o filme tem elementos “inconsistentes”. “Raramente me senti tão dividido em relação a um filme — cativado pelas confissões, desencantado pelo romance, surpreendido por uma fala e entorpecido por outra. Muitas observações nada clichês acabam, ainda assim, se dissolvendo em uma que embaralha tudo o que veio antes, embora eu certamente não critique uma comédia romântica por, no fim das contas, revelar seu coração. Inconsistente, mas nunca superficial, Amores Materialistas está longe de ser perfeito — o que não significa que não mereça um encontro.”

Nas previsões iniciais do Oscar 2026 da revista Variety – veículo notável por suas previsões para premiações do mundo do entretenimento –, “Amores Materialistas” não aparece em nenhuma das categorias. Já a Deadline aponta que a produção pode receber uma indicação como Melhor Roteiro Original.

“A atual comédia romântica-dramática de sucesso de Celine Song pela A24, Amores Materialistas, pode colocá-la novamente na disputa, ao menos pelo prêmio de Melhor Roteiro Original, embora não pareça haver o mesmo burburinho de premiações que houve com Past Lives — ainda que eu ache que seja igualmente merecedora. E o mesmo vale para seu elenco: Dakota Johnson, Pedro Pascal e Chris Evans entregam ótimas performances. No entanto, a A24 tem muitos projetos em andamento, então manter esse filme em destaque após o verão pode ser uma tarefa difícil”, escreve Pete Hammond para a Deadline.

Assista ao trailer de “Amores Materialistas”

“Amores Materialistas” já está disponível em cinemas de todo o Brasil. Para mais informações sobre programações e compra de ingressos, clique aqui. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados