AnaVitória lança álbum surpresa e anuncia turnê intimista para 2026

Projeto chega às plataformas e inspira nova turnê em formato acústico por cidades fora do circuito tradicional

Em meio à turnê “Esquinas”, o duo AnaVitória surpreendeu os fãs na noite da última terça-feira (16) com o lançamento de “Claraboia”, seu sexto álbum de estúdio, já disponível nas principais plataformas de streaming. A novidade chegou acompanhada do anúncio de uma nova turnê para 2026, que aposta em um formato intimista: voz & violão.

O que o duo traz em “Claraboia”?

“Claraboia” é construído de forma contínua, com transições bem posicionadas entre as vinte faixas que o compõem: 17 canções, 2 interlúdios e um encerramento. Em algumas partes, há pequenas sonoras com depoimentos e bastidores das gravações, que reafirmam o tom intimista e descontraído da obra.

Crédito: Reprodução / Youtube

No disco, a dupla tocantinense aposta em faixas curtas, com uma média de 2 minutos de duração, geralmente com arranjos simples. Com 3min45s, “3am | espirais da repetição” é a mais longa entre elas e conta com uma produção um pouco mais elaborada, com o uso de percussão e guitarras. Outra virada surpreendente é o interlúdio “manteiga”, que traz um tom cômico com instrumentos graves de sopro, fazendo uma ponte entre “bilhete secreto” e “nosferatu”, que apresentam um tom mais animado e pop, com a presença de instrumentos de percussão e um coral. Apesar do protagonismo do violão dedilhado característico que marcou a carreira do duo, o piano reina nas canções “a luz que minha cabeça tá” e “spokane”.

O álbum foi produzido por Pegê, Janluska e Gabrieldvarte, que colaboraram com a dupla em “Esquinas”, seu último LP. Os dois últimos foram responsáveis também pelo recente “Coisas Naturais” (2025), de Marina Sena.

Ana Caetano é autora de 16 faixas, enquanto Vitória Falcão participa da criação de três delas. Na composição de parte da obra, há também a colaboração dos produtores e de Felipe D’Angelo, em “estátua de mármore”. Já “olhar pra você” e “isso é deus” são assinadas, respectivamente, por Bruno Berle e Rubel, que também trabalharam com a dupla nos vocais.

Turnês de voz e violão

A série de apresentações nacional aposta em uma proposta mais intimista de turnê, que será em modelo voz e violão. A escolha reflete a atmosfera do novo álbum e busca oferecer uma experiência próxima e sensível ao público.

Ela está programada para começar no dia 27 de fevereiro de 2026, em Jaraguá do Sul (SC), e seguirá até maio, com apresentações em 18 cidades. Apenas cinco capitais estão na rota: Maceió, Aracaju, Campo Grande, Teresina e São Luís. São Paulo, que recebe a turnê “Esquinas” em outubro,

No site oficial da dupla, também foi revelada uma extensão desta trilha, com cinco datas em três cidades no Canadá: Toronto, Ottawa e Montreal, entre os dias 6 e 11 de novembro de 2026. O show marcado para o dia 7, na Universidade de Toronto, já teve os ingressos esgotados em pouco mais de 24h de anúncio.

A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial da dupla.

Leia também: Com parcerias de peso e curta-metragem complementar, Jonathan Ferr lança novo álbum “Lar”

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados