Antes de “Ainda Estou Aqui”, o Brasil já havia sido indicado na categoria Melhor Filme?

Na manhã desta quinta-feira (23), “Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles, entrou na história ao ser indicado para três Oscars, incluindo na categoria de Melhor Filme, feito inédito para o Brasil. 

No entanto, você sabia que um filme “meio-brasileiro” já esteve na categoria? Isto é, o longa “O Beijo da Mulher-Aranha” é falado em língua inglesa, mas teve produção compartilhada entre os Estados Unidos e o Brasil.

O protagonista norte-americano William Hurt venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator e a Palma de Ouro do Festival de Cannes. “Saudade, Brasil”, declarou ao discursar na cerimônia de Hollywood. O diretor argentino naturalizado brasileiro, Hector Babenco, que assinou o longa, concorreu à Melhor Direção, e o roteirista americano Leonard Schrader (1943) tentou a estatueta em Melhor Roteiro Adaptado, ambos não ganharam suas respectivas categorias.

Dessa forma, “Ainda Estou Aqui” faz história ao entrar na principal categoria da maior honraria do cinema, sendo o único filme brasileiro e falado em português a alcançar essa célebre façanha. 

Sobre “Ainda Estou Aqui”

A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente em relação à sua mãe, Eunice Paiva.

A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.

No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, faz aparição como Paiva já na velhice, diagnosticada com Alzheimer.

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por seu desempenho como Eunice. A atriz também concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Ressalta-se também que o filme fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme na premiação.

Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil

Leia também: Indicações ao Oscar 2025 são reveladas; confira 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados