O mês de junho pode estar acabando, mas algumas músicas juninas ainda vão ficar por mais algum tempo na cabeça de muitos brasileiros.
Assim, mesmo que sejam revividas a cada doze meses, estas canções ainda têm um espaço especial na memória afetiva de muitos, servindo de trilha sonora para momentos de alegria e diversão.
Abaixo, confira:
As 5 músicas juninas mais ouvidas na última década, segundo o Ecad
#5 Pagode Russo – Luiz Gonzaga e João Silva
Como era de se esperar, Luiz Gonzaga integra a lista – e não apenas nesta colocação. Aliás, não é à toa seu apelido de “Rei do Baião”. Isso porque, em sua ilustre carreira, se dedicou à música nordestina em conjunto com a MPB.
Sobre “Pagode Russo”, a composição se deu com João Silva ainda em 1946.
#4 Asa Branca – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Outro sucesso junino, e de Luiz Gonzaga, acontece com “Asa Branca”, composição que também dá créditos ao cantor Humberto Teixeira.
Contudo, o sucesso da canção não ficou restrito apenas aos dois, contando com mais de 300 outras interpretações, segundo o Ecad.
#3 O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
“O Sanfoneiro Só Tocava Isso” integra a terceira posição das músicas juninas mais tocadas no Brasil durante os últimos 10 anos.
Lançada em 1949, a obra também serviu de tema para diversas produções audiovisuais, incluindo a telenovela “Êta Mundo Bom!”, exibida pela TV Globo em 2016.
#2 Olha Pro Céu – Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho
Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho criaram “Olha Pro Céu” justamente pensando nas festas juninas. Assim, a canção se tornou mais que obrigatória nas comemorações do sexto capítulo do ano.
Seu lançamento ocorreu em 1951.
#1 Festa na Roça | Mario Zan e Palmeira
Não há música que represente melhor o mês de junho e suas celebrações que “Festa na Roça”, de Mario Zan e Palmeira.
Ademais, a produção também integra a lista daquelas canções que basta ouvir os primeiros acordes para que o corpo comece a se mexer involuntariamente!