As características de cada estágio da infância

Falar sobre a infância é entender que estamos nos referindo a uma fase que se inicia já desde o nascimento e que pode estender–se até os onze anos de idade.

É um processo de muita aprendizagem e de muitas novidades, haja vista que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas.

Temos neste processo a evolução do desenvolvimento cognitivo da criança, que são observadas em 04 estágios igualmente importantes.

· Estágio sensório-motor – do nascimento até cerca de 2 anos de idade – nesta fase, as crianças aprendem sobre o mundo por meio dos sentidos e da manipulação de objetos

· Estágio pré-operacional – 2 a 7 anos de idade – nesta fase a criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação. É a fase que começam também a fazer imitações, representações, classificações e a trabalhar melhor a imaginação.

· Estágio operacional concreto – de 7 a 11 anos de idade – durante este estágio, as crianças se tornam mais conscientes dos eventos externos, bem como de outros sentimentos que não os seus. Elas se tornam menos egocêntricas e começam a compreender que nem todos compartilham seus pensamentos, crenças ou sentimentos.

· Estágio operacional formal – a partir de 11 anos de idade – durante esse estágio, as crianças são capazes de usar a lógica para resolver problemas, ver o mundo ao seu redor e planejar o futuro.

A infância é uma das fases mais importantes nas nossas vidas, e o que faz da infância um momento-chave para o desenvolvimento cerebral é que serão essas conexões formadas no início da vida que criarão uma base

para as futuras ligações neurais. Nos primeiros anos, 700 novas conexões entre neurônios são criadas por segundo.

Por conta disto é fundamental que estas fases sejam vivenciadas pela criança da melhor maneira possivel, pois a transição para adolescencia e posteriormente para uma vida adulta tendo tido fases da infancia inadequadas ou pouco assistidas fara toda a diferença na vida das pessoas sem nenhuma sombra de duvida.

Por isso ter a oportunidade de propiciar o acompanhamento por Psicólogos Infantis que são os profissionais capazes de identificar comportamentos anormais desde cedo, ajudar a detectar a raiz de problemas comportamentais comuns, como problemas de aprendizagem, hiperatividade ou ansiedade, e ajudar as crianças a lidar com traumas na primeira infância, sera extremamente um divisor no processo de amadurecimento psiquico desta criança e posteriormente de termos um adolescente e consequentemente adultos mais estáveis emocionalmente.

Ou seja quanto mais cedo cuidarmos de nossa saúde mental e de nossa evolução mental mais condições de termos seres humanos melhores como um todo.

Texto por Priscilla Martins Pereira, psicóloga clínica, em parceria com o Saúde Minuto

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