“O Auto da Compadecida” é, decerto, um dos mais marcantes textos da cultura brasileira. Por conseguinte, a obra de Ariano Suassuna, quando foi adaptada para as telonas em 2000 também se tornou um fenômeno do cinema nacional.
Assim, quando “O Auto da Compadecida 2” foi anunciado, a questão que ficou foi: sem a participação de Suassuna, que faleceu em 2014, o longa teve autorização de sua família para ser produzido?
Sim! Segundo o filho do autor, Manuel Dantas Suassuna, um dos diretores do filme, Guel Arraes manteve contato com os familiares de Ariano. “Todo esse processo passou pela família. Desde que Guel propôs a ideia, ele conversou com a família para saber o que nós achamos”, ele contou.
Outrossim, Manuel disse que o diretor do longa chegou a apresentar a ideia para o autor antes de sua morte. “Também teve uma conversa de meu pai com Guel, quando ele estava vivo, para se fazer uma segunda versão. Depois, abandonaram a ideia, e agora, mais de 20 anos depois, ela veio à tona”, disse o artista.
“Confiamos na produção e estamos na expectativa! Assim como da outra vez, papai deu total liberdade. Torcemos muito pelo sucesso!”, acrescentou Manuel.
Sobre Auto da Compadecida 2
“Não sei. Só sei que foi assim”. Esta, sem sombra de dúvidas, é uma das frases que o ator e cineasta Selton Mello mais escutou durante toda a sua vida. Isto porque a sua atuação em “O Auto da Compadecida” é também uma das mais lembradas de toda a sua carreira. Agora, ele retorna para o papel de Chicó, 24 anos após o lançamento do filme baseado na obra de Ariano Suassuna.
O trailer, por exemplo, mostra os dois protagonistas se reencontrando após anos. Temos alguns vislumbres também de cenas que fazem referência ao primeiro longa-metragem. Outra grande novidade é que o papel de Nossa Senhora Aparecida ficou com Taís Araujo, ao invés de Fernanda Montenegro.
Pelo tom das primeiras imagens, vamos continuar acompanhando as aventuras de Chicó e João Grilo no interior da Paraíba. Ademais, segundo Mello: “Fazer o Chicó de novo é uma emoção gigante, que nunca imaginei reviver.”
“Nosso time é de craques, faremos ‘O Auto 2’ à altura da grandeza do nosso filme do peito e celebrando a memória de Ariano Suassuna. O Brasil esperava e merecia este presente”, ele acrescenta.
Leia também: Harry Potter: confira os atores que estão cotados para participar da série