Considerado como o “Oscar britânico”, o BAFTA se consolidou na indústria cinematográfica como a maior honraria da Academia Inglesa de Cinema. A edição de 2025 já está se aproximando, tendo a cerimônia marcada para o dia 16 de fevereiro, este domingo.
No entanto, quem deve sair vencedor da honraria? Os experts da premiação, registrados no site de previsões Gold Derby, já fizeram suas apostas. Confira!
Melhor Filme – Conclave
Primordialmente, na principal categoria da noite, a condecoração deve ir para “Conclave”, segundo os especialistas. O longa de Edward Berger, estrelado por Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, desvenda os mistérios por trás da cerimônia de escolha papal e vem chamando a atenção das premiações, sendo indicado, também, para oito Oscars.
Melhor Diretor – Brady Corbet (O Brutalista)
Ainda mais, dentre os diretores indicados no predicamento, quem deve levar a melhor é Brady Corbet, por seu trabalho em “O Brutalista”, saga épica que retrata a tentativa de um arquiteto sobrevivente do Holocausto de se estabilizar nos Estados Unidos.
Melhor Atriz – Demi Moore (A Substância)
Já para atrizes, Demi Moore é a grande aposta da vez, podendo adicionar mais um prêmio à sua estante por seu desempenho em “A Substância”.
Melhor Ator – Adrien Brody (O Brutalista)
Outro grande vencedor dessa temporada de premiações é Adrien Brody, que interpreta László Tóth em “O Brutalista”. Brody deve levar o BAFTA e também é um dos atores mais bem cotados para o Oscar.
Melhor Atriz Coadjuvante – Zoë Saldaña (Emilia Pérez)
No cenário atual, os olhos se voltam para Zoë Saldaña, que surge como uma forte candidata ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “Emilia Pérez”.
Melhor Ator Coadjuvante – Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, Kieran Culkin é um nome que ressoa, podendo ser reconhecido por sua interpretação em “A Verdadeira Dor” na premiação britânica.
Ator/ Atriz em Ascensão – Mikey Madison (Anora)
E para aqueles que estão despontando na indústria, Mikey Madison promete deixar sua marca na categoria de Ator/ Atriz em Ascensão com seu trabalho no filme independente “Anora”.
Melhor Filme Estrangeiro – Emilia Pérez
Além disso, ame-o ou odeie-o, “Emilia Pérez” conquista atenção global como um potencial vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Leia também: Com “The White Lotus” e “Cobra Kai”, confira as estreias da semana no streaming (10/02 – 16/02)