BAFTA 2026: onde e quando assistir à principal premiação do cinema britânico

Considerado como o “Oscar britânico”, o BAFTA (British Academy Film Awards) consolidou-se na indústria cinematográfica como a maior honraria da Academia Inglesa de Cinema. A 79.ª edição da premiação acontece neste domingo (22).

No Brasil, a cerimônia será transmitida simultaneamente pela TNT, na televisão, e pela HBO Max, no streaming, a partir das 16h (horário de Brasília), segundo a Vogue.

A cerimônia acontece no Royal Festival Hall, no Southbank Centre, centro de artes em Londres, Inglaterra – sede da Orquestra Filarmônica de Londres.

O ator britânico David Tennant (“Doctor Who”), que apresentou a premiação em suas últimas edições, entrega a liderança a Alan Cumming, apresentador do reality show “Os Traidores” e ganhador do Tony Award de Melhor Ator em Musical pelo revival do musical “Cabaret”.

O cinema brasileiro está presente nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original (“O Agente Secreto“), Melhor Documentário (“Apocalipse nos Trópicos“) e Melhor Fotografia (Adolpho Veloso por “Sonhos de Trem“)

Entenda a relação entre a realeza britânica e o BAFTA

A ligação entre a realeza britânica e o BAFTA começou em 1959, com a fusão da British Film Academy e da Guild of Television Producers and Directors, criando a Sociedade das Artes de Filme e Televisão, precursora do BAFTA. O objetivo era fortalecer o audiovisual britânico e incentivar novos talentos.

O Príncipe Philip presidiu a organização até 1966, seguido por Louis Mountbatten. Em 1972, a Princesa Anne assumiu o cargo por 30 anos, período em que oficializou o nome BAFTA e expandiu sua atuação internacional, estabelecendo conexões com o Oscar e abrindo sedes fora do Reino Unido. Foi também sob sua liderança que a icônica máscara de bronze, criada por Mitzi Cunliffe, foi apresentada.

Depois, Richard Attenborough, que além de ser um membro da realeza, também é ator, diretor e produtor, presidiu o BAFTA até 2010. Desde então, o cargo é ocupado por William, Príncipe de Gales, ou então, o próximo na sucessão para o trono de rei da Inglaterra.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados