Considerado como o “Oscar britânico”, o BAFTA (British Academy Film Awards) consolidou-se na indústria cinematográfica como a maior honraria da Academia Inglesa de Cinema. A 79.ª edição da premiação acontece neste domingo (22).
Mas você sabe como o BAFTA, uma das mais importantes premiações do cinema, se diferencia das outras grandes honrarias de Hollywood? A Alpha te explica!
Como o BAFTA é diferente das outras premiações?
A principal diferença está na origem institucional. O BAFTA é uma premiação britânica, fundada no Reino Unido. Seu objetivo central é valorizar a excelência na produção audiovisual, com especial atenção ao cinema britânico, e tem envolvimento direto com a realeza – o presidente da instituição é o Príncipe William, de Gales, por exemplo.
Enquanto o Oscar é organizado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, sediada nos Estados Unidos, o BAFTA, por sua vez, representa a perspectiva europeia — especialmente britânica — sobre o cinema mundial.
Por isso, o BAFTA costuma dar maior visibilidade a: produções britânicas independentes, talentos emergentes do Reino Unido e filmes europeus e internacionais com menor presença em Hollywood.
O BAFTA é votado por cerca de 8.300 membros da academia britânica, compostos por profissionais da indústria audiovisual, incluindo diretores, atores, produtores e técnicos. Esse corpo votante pode coincidir parcialmente com o da Academia norte-americana, mas nem sempre. Em geral, a premiação adota uma perspectiva menos centrada em Hollywood, com maior valorização de produções autorais e do cinema europeu.
O prêmio também conta com categorias únicas e próprias como: Outstanding British Film (Melhor Filme Britânico), Outstanding Debut by a British Writer, Director or Producer (Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico) e Melhor Curta Britânico.


