BAFTAs: a ligação entre a premiação e a família real

Você sabia que o presidente do BAFTA, conhecido como o “Oscar britânico”, é William, Príncipe de Gales?

Ao longo dos anos, o BAFTA se consolidou na indústria cinematográfica como a maior honraria da Academia Inglesa de Cinema. A edição de 2026 está marcada para o dia 22 de fevereiro, mas você sabia que a Família Real Britânica é diretamente envolvida com a premiação? 

Entenda a relação entre a realeza e a premiação de cinema!

A união entre os universos aconteceu em 1959, quando a Academia de Cinema Britânica (British Film Academy) e a Associação dos Produtores e Diretores de Televisão (Guild of Television Producers and Directors) se fundiram para dar vida à Sociedade das Artes de Filme e Televisão (precursora do BAFTA). O envolvimento da realeza tem como fim fortalecer o setor audiovisual do Reino Unido, incentivando profissionais em início de carreira e estimulando a formação em áreas criativas.

O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, marido da Rainha Elizabeth II, se tornou presidente da ordem, onde atuou como tal até 1966, quando Louis Mountbatten, 1º Conde Mountbatten da Birmânia, assumiu a posição. 

Por consequência, em 1972, a Princesa Anne tomou a presidência da sociedade, papel no qual serviu por 30 anos. A irmã da Rainha Elizabeth II foi essencial para o seu desenvolvimento, sendo ela quem oficializou o nome BAFTA (Prêmios da Academia Britânica de Cinema). Com Anne na linha de frente, a organização se tornou internacional, criando relação direta com a Academia do Oscar e abrindo sedes nos Estados Unidos, na Escócia e no País de Gales. 

Inclusive, a estreia da icônica máscara de bronze do BAFTA, concebida pela artista Mitzi Cunliffe, aconteceu em uma cerimônia conduzida pela Princesa Anne. Na ocasião, a honraria foi concedida a Sir Charles Chaplin, que recebeu o título de Fellowship em reconhecimento à sua trajetória.

Quem deu seguimento ao trabalho da Princesa foi Lord Attenborough, que além de ser um membro da realeza, também é ator, diretor e produtor. Richard Attenborough iniciou sua carreira na Academia Real de Arte Dramática (Royal Academy of Dramatic Art) e, ao longo dos anos, estrelou em “Jurassic Park” e venceu o Oscar de Melhor Direção por seu filme “Gandhi”.

O cineasta encabeçou o BAFTA até 2010, quando ninguém mais, ninguém menos, que William, Príncipe de Gales, ou então, o futuro rei, tomou seu lugar. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados