Bala Desejo evoca saudosismo em trabalho de estreia

por Felipe Tellis

O Bala Desejo lançou na última quinta-feira, dia 27, o Lado A de seu trabalho de estreia. Intitulado "Sim Sim Sim", o projeto conta com sete faixas, que apresentam as vozes de Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, integrantes do quarteto.

Os quatro cantores e instrumentistas são fortes nomes da cena alternativa da música popular brasileira e devem seguir com suas carreiras solo paralelamente ao Bala Desejo. 

O trabalho evoca grande dose de saudosismo e referências setentistas, trazendo de volta ao mercado, 50 anos depois, sonoridades já apresentadas em discos clássicos de Gilberto Gil, Clube da Esquina e Chico Buarque. Sem pretensão nenhuma de ser um produto comercial ou radiofônico, o Bala Desejo mostra a potência da cena atual nas faixas do álbum, ora num clima carnavalesco e já nostálgico, ora reflexivo.

O projeto se desenvolveu durante a pandemia junto ao elogiado produtor Marcus Preto, que já trabalhou com nomes como Gal Costa, Céu e Emicida. A ideia inicial, segundo o Papel Pop, era seguir o caminho inverso do tradicional, primeiro estreando no palco do Coala Festival e depois, eventualmente, entrando em estúdio. Com o adiamento do evento, o quarteto decidiu gravar as faixas que tinha nas mãos e que agora já foram compartilhadas com o público. Pelo menos algumas.

 

Bala Desejo

O Bala Desejo é formado por Dora Morelenbaum, filha do violoncelista e maestro Jaques Morelenbaum com a cantora Paula Morelenbaum. Antes de estrear em carreira solo em 2020, a carioca fez parte do grupo Zanzibar e já trabalhou com Tom Veloso, filho de Caetano Veloso. Aliás, Jaques Morelenbaum foi arranjador de Caetano por mais de dez anos e sua mãe participou dos grupos Céu da Boca e Banda Nova.

Zé Ibarra e Lucas Nunes, outros dois integrantes do quarteto, também têm relação com a família Veloso. Assim como Dora, eles já trabalharam com Tom, formando a banda Dônica, em pausa desde 2020. No ano passado, Ibarra participou das regravações das faixas "Meu Bem, Meu Mal", de Gal Costa, e "Bédi Beat", de Duda Beat.

E, por fim, completa o Bala Desejo a cantora, instrumentista e compositora Julia Mestre, que já cedeu letras suas para os nomes como Gilsons e colaborou com Anavitória e Illy. No início deste mês, ela lançou as faixas "El Fuego del Amor" e "Meu Paraíso", que irão integrar seu próximo trabalho, previsto para abril. 

 

Ouça abaixo a novidade do Bala Desejo:

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados