Bienal Internacional do Livro começa neste sábado (2) em SP

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo finalmente acontecerá! A 26ª edição começa neste sábado (2) e vai até o próximo domingo (10) no Expo Center Norte – anteriormente, o evento ocorria no Pavilhão do Anhembi -, zona norte da capital paulista. 

A Bienal segue a tradição de homenagear um país a cada edição e, neste ano, dedica parte do seu espaço para falar de Portugal. Estarão presentes cerca de 21 escritores europeus, entre eles Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz e Ricardo Araújo Pereira. Além disso, será celebrado o centenário de José Saramago, único escritor de língua portuguesa que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. 

Claro que escritores brasileiros estarão presentes em peso! Neste sábado (2), a feira recebe Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Na quinta (7), Pedro Bandeira vai estar no local para falar sobre carreira e palestrar sobre as razões que o fizeram escolher ser um autor infantil. 

Neste ano, Ziraldo completará 90 anos e será homenageado. No entanto, devido a um AVC, não estará na Bienal. Porém, os autores das coletâneas "As Meninas Maluquinhas" e "Os Meninos Maluquinhos" vão estar na sexta (8), para falar sobre o colunista. As crianças não ficam mesmo de fora! Com 28 atividades educativas, o Espaço Infantil conta com curadoria de Elisabete da Cruz e terá oficinas temáticas, contação de histórias e outras atividades. Ainda haverá uma roda de leitura em braille, empoderamento das meninas, inclusão e atividades em libras. 

A internet e o fenômeno Tik Tok participarão da feira também. Com a explosão de livros que fazem sucesso na rede social, o evento vai ter um espaço dedicado aos livros que fazem sucesso e ocupam listas e listas dos mais vendidos na atualidade. Para isso, foi convidada a autora Alice Oseman, criadora dos quadrinhos "Heartstopper" – e que virou série na Netflix. Ela não estará presencialmente, mas deixou um vídeo gravado aos fãs presentes na Bienal, que será exibido no sábado (9). No mesmo dia, terá um debate entre autores brasileiros de romances juvenis, que falarão sobre como o Tik Tok e as redes sociais viraram uma máquina de vender livros. 

Jenna Evans, autora da famosa obra infanto-juvenil "Amor e Gelato" – também virou produção na Netflix – vai participar no domingo (10) para falar de seu trabalho. O local vai contar, todos esses dias, com encontros com autores, mesas de debate entre escritores e, claro, atrações infantis e conversas sobre o mercado editorial. A edição vai reunir mais de 180 expositores em um espaço gigantesco, de cerca de 11 mil m², que pode receber cerca de 600 mil pessoas. 

Separamos alguns dos destaques. A programação completa você pode conferir no site

Confira abaixo:

2 de julho

10h30: Bate-papo com as autoras Bruna Vieira (“Depois dos Quinze”), Babi Dewet (“Sábado à Noite”) e Luiza Trigo (“Meus 15 anos”), que escrevem para o público jovem e que tiveram suas obras adaptadas para o cinema e plataformas de streaming. 

13h: Encontro com Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica

4 de julho

15h: Encontro com o ator, diretor e escritor Lázaro Ramos

5 de julho

19h: Encontro com Nathalia Arcuri, autora do livro “Me Poupe” e dona do maior canal de educação financeira do mundo, e Érico Borgo, cofundador do Omelete.

6 de julho

16h30: Encontro com Luiza Helena Trajano e Pedro Bial sobre o livro "Luiza Helena – Mulher do Brasil"

7 de julho

11h30: Encontro com Pedro Bandeira e Ilan Brenman, que escrevem para o público infantil. 

9 de julho

10h: Encontro com Conceição Evaristo ("Olhos d'água") e Itamar Vieira Junior ("Torto arado")

10 de julho

13h: Encontro com Jenna Evans Welch, autora do livro “Amor & gelato”

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados