Peter Gene Hernandez, mais conhecido apenas como Bruno Mars, é um dos artistas mais famosos mundialmente. Aos 38 anos, o cantor, compositor, produtor e dançarino havaiano recebeu o título de “Novo Rei do Pop” devido à trajetória de sucesso na música.
Início
Com cerca de quatro anos de idade, o astro iniciou sua carreira na música. Acompanhado da banda de sua família, a The Love Notes, o artista passou a interpretar um mini Elvis Presley sob influência do tio – que também fazia covers do Rei do Rock. À época, o espírito musical dos familiares exerceu grande importância em sua vida, já que os membros tocavam vários instrumentos e já tinham certa aptidão para a área.
“Cresci Bobby Brown e pensando ‘ok, se preciso ser assim para ter sucesso, então eu tenho que aprender a fazer a dança running man, eu tenho que aprender a fazer o moonwalk'”, disse ao programa Breakfast Club.
No entanto, sua história ganhou um novo rumo quando, aos 17 anos, decidiu ir para Los Angeles. Sobretudo, assinou um contrato discográfico com a gravadora Motown Records em 2004. O acordo não gerou nenhum grande fruto, mas o levou à parceria com o compositor e produtor Philip Lawrence.
Junto de Ari Levine, ambos formaram o trio de produção The Smeezingtons, responsável por trabalhar com inúmeros nomes da indústria, como Natasha Bedingfield, Far East Movement e Sean Kingston. Assim, o apelidado Bruninho conheceu o manager Aaron Bay-Schuck, que o levou até a Atlantic Records, onde sua carreira começou a deslanchar.
Dentre suas primeiras faixas, figuraram as parcerias “Nothin’ on You”, com o rapper B.o.B, e “Billionaire”, com Travie McCoy. Também em 2010, saiu o seu primeiro EP, “ It’s Better If You Don’t Understand”, com sucessos como “Count on Me” e “Talking to the Moon”.
Álbum de estreia
No dia 4 de outubro de 2010, Bruno Mars disponibilizou o seu primeiro álbum, “Doo-Wops & Hooligans”. O disco estreou na terceira posição da parada americana Billboard 200 e vendeu 55 mil cópias apenas nos primeiros sete dias.
“Just The Way You Are”, “Grenade”, “The Lazy Song” e “Marry You” são só alguns dos hits do projeto. Sobretudo, o título é uma referência à música doo-wop, baseada no rhythm and blues, e reflete simplicidade, além de atrair homens e mulheres, nas palavras do próprio.
O bem-sucedido “Unorthodox Jukebox”
Porém, o cantor chegou em outro nível com o seu segundo disco de estúdio, “Unorthodox Jukebox”. Lançado em dezembro de 2012, o material emplacou as canções “Locked Out of Heaven”, “When I Was Your Man”, “Treasure” e “Gorilla”. Por causa do projeto, divulgado em atrações como “Saturday Night Live” e “Victoria’s Secret Fashion Show”, ele levou para casa seu primeiro Grammy, na categoria “Melhor Álbum Pop Vocal”.
Segundo o compositor, a criação representou mais liberdade. Tanto é que mistura elementos do rock, pop, soul, R&B, funk, reggae, disco e mais. “Neste álbum, você vai sentir um pouco mais de mim e o que eu quero dizer”, afirmou à época para o jornalista Mitchel Peters.
Ainda promovendo o disco, Mars cantou no Super Bowl XLVIII, final do campeonato de futebol americano, em fevereiro de 2014. Ao todo, apresentou sete faixas e dividiu o palco com o Red Hot Chili Peppers em uma versão de “Give It Away”.
Mais tarde, em fevereiro de 2016, voltou à competição como convidado do Coldplay ao lado de Beyoncé. Assim, tornou-se um dos únicos artistas da história a ter participado do show de intervalo do Super Bowl duas vezes.
O mais recente “24k Magic”
Depois de encerrar a turnê “Moonshine Jungle Tour” em outubro de 2014, Bruno começou a idealizar o seu terceiro álbum: “24k Magic”. A ideia era referenciar os nomes que cresceu ouvindo, como também colocar o público para dançar. Jimmy Jam and Terry Lewis, New Edition and Bobby Brown, Jodeci, Boyz II Men, Teddy Riley e Babyface atuaram como referências.
“24K Magic”, “That’s What I Like” e “Versace on the Floor” estão entre as faixas do projeto, que venceu o importante prêmio de “Álbum do Ano” no Grammy, além de outros gramofones. Aliás, a Associated Press até o considerou o décimo melhor álbum da década de 2010.
Em divulgação, a estrela veio pela segunda vez ao Brasil, com a turnê “24K Magic World Tour”, em novembro de 2017 – que contou com duas datas lotadas no estádio do MorumBIS, em São Paulo, com capacidade para 70 mil pessoas.
Silk Sonic e outras parcerias
Desde então, o astro não disponibilizou nenhum outro disco solo. Porém, participou de parcerias com nomes como Cardi B, em “Please Me”, Ed Sheeran, em “Blow”, e Lady Gaga, com quem lançou recentemente a faixa “Die With a Smile” – líder nas paradas de todo o mundo. Não dá para não mencionar “Uptown Funk”, com Mark Ronson, liberada em novembro de 2014 e um de seus maiores sucessos até hoje.
Há pouco tempo, também iniciou um projeto orientado ao R&B e Soul intitulado Silk Sonic ao lado do rapper americano Anderson Paak. “An Evening with Silk Sonic”, álbum de estreia, saiu em novembro de 2021 e incluiu as faixas “Leave the Door Open”, “Skate” e “Smokin Out the Window”.
Claro que Bruninho não deixou as apresentações de lado, mesmo sem canções novas. Tanto é que encabeçou duas noites do festival The Town, ocorrido pela primeira vez na capital paulista em setembro do ano passado, levando uma verdadeira multidão ao Autódromo de Interlagos.
Devido à repercussão das performances, o próprio fez questão de agradecer ao público local, gravando um vídeo especial nas ruas brasileiras, enquanto vestia uma camisa da seleção brasileira. Relembre abaixo:
Rumores de que prepara o lançamento de seu quarto álbum de estúdio circulam já há alguns anos. De qualquer maneira, ele mesmo revelou no X/Twitter em abril de 2020 que estava compondo todos os dias para o material.
Outros projetos
Como mencionado, Bruno Mars também é um requisitado produtor e compositor. Sobretudo, escreveu “All I Ask”, de Adele, “Can We Dance”, do The Vamps, “Forget You”, do Cee Lo Green, “Right Round”, do Flo Rida, “Tears Always Win”, de Alicia Keys, e muito mais.
Ainda, trabalhou como dublador, emprestando sua voz para o personagem Roberto na animação “Rio 2” (2014). Por fim, conforme publicado pelo Deadline em 2020, em parceria com a Disney, Bruno Mars produzirá e estrelará um musical para o teatro. Não há mais informações até o momento.
Legado
Em suma, Bruno Mars é um dos artistas mais ouvidos em todo o Spotify, somando mais de 103 milhões de ouvintes mensais. Ademais, também detém um dos videoclipes com o maior número de visualizações da história do Youtube. Isso porque “Uptown Funk” ultrapassa a marca de 5,3 bilhões de plays.
Fora isso, possui mais de 10 prêmios Grammys na prateleira, além de troféus VMAs, BET Awards, entre outras importantes premiações da indústria musical. Não é à toa que recebeu o título de 20° maior popstar do século 21 pela Billboard.