Cachorros podem sentir tristeza pela perda de alguém ou de outro animal de estimação?

A única certeza que temos em nossas vidas é que um dia todos os seres vão partir. Mas, não é por isso que a tratamos com indiferença, muito pelo contrário. Muitos tutores têm a curiosidade de saber se os cães sentem a dor do luto, tanto de uma pessoa ou de outro animal de estimação.

A verdade é que este não é um sentimento exclusivo do ser humano, pois os cães também sofrem com a dor de perder seus entes queridos. 

Definitivamente, não somos os únicos seres vivos que sentem a dor de uma perda. Os cães são muito sensíveis e podem construir fortes laços emocionais com pessoas e outros cães. Portanto, a morte de seu dono ou companheiro canino pode abalar o emocional, assim como acontece conosco. Na verdade, existem relatos de que a dor de perder uma pessoa tão próxima acaba levando à morte do cão.

Algumas nuances no comportamento do nosso amiguinho de quatro patas é o sinal mais óbvio de que ele está sofrendo. Perda de apetite, falta de interação social, fazer necessidades fisiológicas no lugar errado, excesso de agressividade, estresse acumulado, ansiedade, etc. São alguns sinais de "luto canino". 

Alguns animais de estimação se aproximam dos humanos durante esse período, quando perdem seus companheiros. Portanto, é necessário compreender o temperamento dos animais de estimação.

O luto, assim como nos humanos, é um processo bastante dolorido e cada cãozinho tem sua reação. Portanto, é preciso ter uma atenção especial, manter sempre a paciência e usar e abusar do carinho e afeto para que o sentimento ruim passe e ele possa seguir em frente.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados