Quer melhorar a sua saúde e ainda se aproximar do seu animalzinho por meio dos exercícios físicos? Se a resposta for sim, então o CaniCross é perfeito para você.
O esporte consiste em correr junto com o seu cachorro unido, você e ele, através de um arnês e um cinturão, ao percorrer trilhas e parques. Além de ser super saudável, a prática ajuda a aprimorar a comunicação entre os donos e os cachorros.
Para fazer parte do mundo do CaniCross, é necessário que o cão esteja em condições saudáveis e que seja realizado um check up antes de iniciar a prática. Além disso, não há uma definição de raça, mas as que têm o focinho alongados têm mais facilidade e um melhor desempenho.
Equipamentos necessários
O cachorro deve ir acoplado à cintura do seu tutor com um arnês especial anti-puxões e um cinturão específico. Normalmente, usa-se que se na cintura do dono para controlar a velocidade do animal.
Mas lembre-se: as guias tradicionais não têm os requisitos básicos de segurança e não são aprovadas em competições oficiais do esporte, portanto, elas não devem ser utilizadas.
Quem pode praticar CaniCross?
O ideal é que o pet tenha de 12 meses a 8 anos de idade. Já para a pessoa que o acompanhará, é necessário que ela tenha a partir dos 7 anos de idade.
É preciso lembrar que, como dito antes, qualquer raça pode participar, mas a raça pug, por exemplo, possui sérias dificuldades de respiração e por isso não é indicada.
Rotina de treino
Normalmente, o esporte é praticado em terrenos com terra, lama e muitos obstáculos. O percurso pode variar de 2 km até 10 km e as provas devem sempre respeitar o bem-estar dos bichinhos.
Se você ficou interessado em profissionalizar, a boa notícia é que no Brasil existem competições oficiais, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Além disso, também já está sendo criada uma Federação Brasileira de Canicross para que a atividade ganhe mais visibilidade no país.