Chic Show: quais músicas faziam sucesso nos bailes

Nos anos 70 e 80, a cidade de São Paulo viu emergir um dos eventos mais emblemáticos e influentes para a cena musical afro-brasileira: o Chic Show. Fundado por Luizão, Eduardo, Baianinho e alguns outros entusiastas da música, o Chic Show, sem dúvida, tornou-se um fenômeno cultural que redefiniu os bailes da periferia paulistana e se estabeleceu como um verdadeiro templo da black music no Brasil.

O estilo musical dos bailes

Sobretudo, o Chic Show era sinônimo de black music. Afinal, nos bailes, predominavam os ritmos soul, funk, R&B e disco. Essas festas se tornaram um espaço onde a comunidade podia celebrar sua identidade. Bandas e artistas icônicos dos Estados Unidos, como, em suma, James Brown, Earth, Wind & Fire, Marvin Gaye e Kool & The Gang, eram presença constante nas playlists dos DJs do Chic Show.

Os bailes do evento eram conhecidos por suas pistas de dança vibrantes e pelo som potente que ecoava pelas noites paulistanas. Assim, a batida forte do funk e a suavidade do soul criavam uma atmosfera única, onde a música era mais do que entretenimento – era uma forma de expressão e resistência.

Músicas que faziam sucesso no Chic Show

Os festivais organizados pelo Chic Show não eram apenas eventos locais; atraíam fãs de música de toda a cidade e até de outras regiões. Faixas como “Superstition” de Stevie Wonder, “September” de Earth, Wind & Fire, e “Sex Machine” de James Brown eram hits garantidos e faziam a pista ferver. “Ain’t No Stoppin’ Us Now” de McFadden & Whitehead e “Good Times” de Chic também eram hinos que representavam perfeitamente o espírito dos bailes.

Por outro lado, os bailes também abriam espaço para algumas faixas e artistas mais alternativos chegarem ao público brasileiro.

Mas não eram só as músicas internacionais que brilhavam. A música brasileira também encontrou seu espaço no Chic Show. Tim Maia, com suas canções como “Sossego” e “Gostava Tanto de Você”, e Banda Black Rio, com seu funk instrumental, conquistavam o público com a mesma intensidade. O cenário permitiu que artistas nacionais emergissem e fossem reconhecidos em pé de igualdade com os gigantes internacionais.

 

Assim, confira e ouça alguns dos principais hits que agitavam os bailes na época!

 

Earth, Wind & Fire – “September”

 

Stevie Wonder – “Superstition”

 

James Brown – “Sex Machine”

 

Fugees – “Killing Me Softly With His Song”

 

 

CHIC – “Good Times”

 

 

 

 

Chic Show 2024

Este ano, o Chic Show retorna com tudo para uma celebração especial dos 50 anos de festival. Já foram divulgadas as atrações que vão comandar a festa de comemoração das cinco décadas de Black Music em São Paulo.

Entre os destaques, está Lauryn Hill e seu filho YG Marley, que também é neto do Rei do Reggae Bob Marley. Ainda, outros nomes também marcam presença, incluindo Jimmy “Bo” Horne, Mano Brown, Criolo, Rael, Sandra de Sá e os Djs residentes já conhecidos pelos frequentadores do evento: Luciano, Grandmaster Ney e Preto Faria.

O show acontece no dia 13 de julho, no Allianz Parque. Os ingressos estão disponíveis pelo site da Ticketson. Aliás, mais de 80% dos bilhetes já foram comercializados.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados