Neste sábado (1º), o Estádio Olímpico do Pará — o Mangueirão — recebeu o Global Citizen Festival: Amazônia. O evento marcou o início da COP 30 com apresentações gratuitas de Chris Martin, Gilberto Gil, Charlie Puth e outros artistas. Assim, a iniciativa busca conscientizar o público para a preservação da Amazônia e chamar atenção para os impactos das mudanças climáticas, unindo música e consciência ambiental em um mesmo palco.
Os ingressos gratuitos para o megashow foram direcionados apenas para o público local. Quem comandou a apresentação do festival pelo canal Multshow e pela plataforma de streaming Globoplay foram Regina Casé, Mel Fronckowiak, Hugo Gloss e Isabelle Nogueira, com participações especiais de Rodrigo Santoro e Estevão Ciavatta.
Aliás, o evento foi estruturado em cinco atos, cada um voltado para uma pauta diferente, entre elas o desmatamento, comunidades indígenas e quilombolas e a dependência de combustíveis fósseis.
Quer saber tudo o que aconteceu por lá? Confira abaixo!
Chris Martin
Sem dúvida, o vocalista do Coldplay era a atração mais esperada da noite. Isso ficou evidente na reação do público, assim que o ator Rodrigo Santoro anunciou Chris Martin, o Mangueirão foi tomado por gritos.
O artista já chegou ao palco esbanjando carisma. Palavras e expressões como: “Obrigado, meus amigos e amigas” foram ditas por Chris assim que subiu ao palco. E assim, nesta mesma sintonia, seguiu o pocket show.
Deste modo, Chris Martin iniciou o com “Paradise” e emendou com “Viva La Vida”, transformando o Estádio Olímpico do Pará em um verdadeiro coro. No Global Citizen Festival: Amazônia, Chris Martin apresentou a faixa em parceria com Anitta, convidada para subir ao palco, surpreendendo o público.
Durante o show, o vocalista do Coldplay continuou se arriscando no português. Chris brincou e agradeceu os fãs brasileiros.
Ver essa foto no Instagram
Canções como “Yellow” (2000) e “A Sky Full The Stars” (2014) também embalaram o setlist escolhido para a apresentação no Brasil.
As homenagens e os agradecimentos ao público brasileiro não parararam por aí. Ainda, Chris Martin dedicou a música “All My Life” aos fãs presentes, encerrando seu espetáculo no Global Citizen Festival: Amazônia.
Charlie Puth
Na noite deste sábado (1º), o cantor norte-americano, Charlie Puth, trouxe para os palcos brasileiros seus maiores sucessos, e ainda seu mais recente lançamento:”Changes” de uma forma mais intimista. Foi ao piano que o artista abriu a apresentação ao som de “We Don’t Talk Anymore”, parceria com Selena Gomez. Também, agradeceu a oportunidade de se apresentar novamente no Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Desta forma, o show de Charlie iniciou o segundo ato do Global Citizen Festival: Amazônia, tendo como tema central o desmatamento. Além disso, também aproveitou o momento para destacar a importância da preservação da natureza e como a música auxilia na transformação da sociedade.
“Eu vim aqui para cantar para uma mudança positiva para o planeta, para poder conscientizar as pessoas, a olharem a fundo para a Amazônia que é realmente os pulmões do mundo […]. Vamos pegar essa energia de agora e transformá-la em mudanças para o planeta. A gente pode fazer isso?” – disse Charlie Puth.
Após a fala, o artista emendou com “Changes”
Apesar do curto período de apresentação, Puth fez o público cantar cada verso assim que os primeiros acordes de “See You Again” entoaram. A música lançada em parceria com Wiz Khalifa foi trilha sonora do encerramento do show.
Gilberto Gil
Já Gilberto Gil, chegou ao palco do Global Citizen Festival: Amazônia com toda brasilidade e potência da MPB. O cantor iniciou a apresentação ao som de “Palco”, que logo contagiou o público presente.
Gil, também não deixou de apresentar a banda, a qual é formada em sua maioria por membros da família.
Com falas de incentivo à preservação da Amazônia, o compositor brasileiro conduziu o espetáculo do início ao fim com muito alto-astral. “Tempo Rei”, “Toda Menina Baiana” e “Andar com Fé” animaram o Global Citizen Festival: Amazônia e fizeram o público acompanhar nas palmas.
Ver essa foto no Instagram
Seu Jorge
Na noite deste sábado (1º), Seu Jorge também trouxe para o palco do Global Citizen Festival: Amazônia seus sucessos. Entre os destaques da apresentação: “Mina do Condomínio”, “Felicidade” e “Carolina”.
Ainda, “Amiga da Minha Mulher” e “Burguesinha” também fizeram parte do repertório, com a presença especial de Chris Martin nas faixas. O vocalista do Coldplay dividiu os vocais com Seu Jorge, acompanhou no violão e entrou no ritmo da percussão.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, Seu Jorge deixou mensagens de inspiração e conscientização:
“É de extrema importância que a gente tenha, na mente da gente que este festival, mais do que música, vem para mandar um recado ao mundo inteiro: o Brasil, sim, se preocupa e cuida da sua floresta. Viva a Amazônia!” – disse o artista.
Leia também: Grammy 2026: Sabrina Carpenter, Chappell Roan e mais são anunciados como apresentadores das categorias


