Na última segunda-feira (23), a Universal Pictures divulgou, por meio de comunicado, que o novo longa do cineasta Christopher Nolan será uma adaptação de “Odisseia”. Assim, o mais recente condecorado diretor pelo prêmio de Melhor Direção no Oscar promete levar emoção cinematográfica à mitologia de Homero.
“O próximo filme de Christopher Nolan, ‘A Odisseia’, é um épico de ação mítico filmado em todo o mundo usando a novíssima tecnologia de filme IMAX. O longa traz a saga fundamental de Homero para as telas de filme IMAX pela primeira vez.”, diz a nota.
Outrossim, a data de estreia prevista da mais nova película de Nolan já teve divulgação: 17 de julho de 2026 nos Estados Unidos.
Anteriormente, diversos intérpretes já haviam sido confirmados ao elenco. Entre os nomes estão: Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Lupita Nyong’o, Robert Pattinson e Charlize Theron. No entanto, ainda não foi revelado quais serão os personagens interpretados pelos respectivos atores.
“Odisseia” é uma das mais antigas e importantes obras literárias da história. No poema épico, atribuído a Homero, é narrado o árduo regresso de Odisseu – que durou por volta de dez anos – à sua casa após a Guerra de Tróia.
A última película lançada pelo diretor foi “Oppenheimer”, sucesso de bilheteria e de crítica. A cinebiografia acumulou sete prêmios Oscar em 2023, incluindo de Melhor Filme, Melhor Ator – para Cillian Murphy – e Melhor Diretor.
Nolan é responsável por grandes filmes deste século. Dentre os títulos, estão: “Interstelar”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e, claro, “Oppenheimer”.
Ressalta-se que, ainda segundo a publicação, este novo longa foi, também, roteirizado pelo diretor e conta com a produção de sua esposa, Emma Thomas. O casal é fundador da produtora Syncopy Films Inc. – em atuação no mercado do cinema desde 2001.
Leia também: Morre ator Ney Latorraca aos 80 anos