Em nova entrevista concedida ao Omelete, Cillian Murphy, vencedor do Oscar pelo seu desempenho em “Oppenheimer”, conversou um pouco sobre seu mais novo filme “Pequenas Coisas Como Esta” e traçou paralelos com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.
“Esse é um filme que está falando sobre uma parte difícil da história do Brasil também, sabe. Então eu acho que há um cruzamento nos filmes”, disse o ator.
“Pequenas Coisas Como Estas” retrata a ampla realidade de abuso experienciado por milhares de mulheres em conventos irlandeses, o que resultou na morte de centenas delas. Enquanto “Ainda Estou Aqui” narra acontecimentos da sangrenta Ditadura Militar brasileira pelo ponto de vista de uma família.
Murphy revelou ter assistido ao filme brasileiro e que o achou “absolutamente maravilhoso”. “É incrivelmente dirigido e lindamente atuado. Eu fiquei encantado que ele ganhou”, disse o ator se referindo à vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025 como Melhor Filme Internacional.
“Pequenas Coisas Como Estas” está disponível em cinemas de todo o Brasil.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, sobre suas memórias, primordialmente em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.
No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, faz aparição como Paiva já na velhice, diagnosticada com Alzheimer.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho como Eunice. O longa também foi destaque na categoria de Melhor Filme Internacional no prêmio da Academia, vencendo a condecoração e trazendo a honraria inédita para o Brasil. Ressalta-se, outrossim, que a produção foi indicada na categoria de Melhor Filme, outro feito único no cinema nacional.
“Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.