Os alimentos com ação anti-inflamatória são aqueles que previnem ou combatem o processo inflamatório no nosso organismo.
Este processo no nosso corpo é algo normal, pois faz parte da nossa defesa. Por exemplo, quando batemos uma parte do nosso corpo e aquele local incha, esse inchaço é uma resposta do nosso sistema de defesa, que gera uma inflamação local, para que este se repare. Porém, quando essa inflamação está em desequilíbrio com o processo anti-inflamatório, pode acelerar o envelhecimento e até causar doenças como a artrite.
Assim como o nosso corpo que produz agentes que nos protegem contra ataques externos, o reino vegetal também cria vários mecanismos de proteção. Alguns podem ser até mais complexos que os nossos, já que os vegetais não conseguem se deslocar e fugir do predador. Sendo assim, quando consumimos certos alimentos, nós nos beneficiamos com esses ativos e nutrientes para nos proteger e melhorar o nosso perfil anti-inflamatório.
Seguem 5 alimentos que aumentam a proteção tanto anti-inflamatória quanto antioxidante, melhorando o nosso sistema de defesa:
1) Uva e o suco de uva integral
Principal ativo: resveratrol
2) Açaí
Principais ativos: Antocianinas e flavonóides
3) Tomate
Principal ativo: Licopeno
4) Abacate
Principal ativo: Vitamina E e gorduras monoinsaturadas
5) Salmão
Principal ativo: Ômega 3.
Aproveite também e adicione à sua dieta: cúrcuma, alecrim, alho, cebola, gengibre, azeite extravirgem e uma xícara de chá verde para completar esse combo de alimentos anti-inflamatórios.
Vale ressaltar que no final o que vai te ajudar é uma dieta saudável e equilibrada para a sua rotina, e não somente a adição de um ou outro alimento à sua dieta. O equilíbrio e a constância são a chave para ter uma alimentação saudável e com menos inflamações.
Por Vanessa Lobato (CRN 19988), nutricionista clínica, em parceria com o Saúde Minuto.