A partir do dia 17 de outubro (quinta-feira), inicia-se a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Isto é, o evento, que vai até o dia 30 do mesmo mês, dispõe ao público 419 títulos de 82 países diferentes. Com o intuito de celebrar o cinema contemporâneo mundial, confira alguns dos principais títulos presentes na Mostra de SP!
Ressalta-se que você pode conferir toda a programação e informações sobre ingressos, clicando aqui. Os filmes em exibição no festival serão mostrados exclusivamente, antes de sua distribuição comercial para os cinemas de todo Brasil.
“Anora”
Primordialmente, “Anora”, filme de Sean S. Baker foi o ganhador da Palma de Ouro 2024 – honraria máxima concedida pelo júri do Festival de Cannes.
Estrelado por Mikey Madison, o filme segue uma stripper uzbeque-americana em solos nova-iorquinos. Em suma, a vida da jovem muda drasticamente quando ela se casa com um oligarca russo, algo que não agrada a família do rapaz, que fará de tudo pela anulação do casamento.
O longa, inicialmente com data de estreia marcada para o fim deste mês, foi adiado e será distribuído nacionalmente 23 de janeiro de 2025.
“Ainda Estou Aqui”
“Ainda Estou Aqui” marca a volta de Salles ao cinema, sendo seu primeiro longa ficcional em 12 anos. Com ele, estão parceiras de longo prazo como Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente, em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira, especialmente após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, em 1971.
“Ainda Estou Aqui” chega nos cinemas dia 7 de novembro.
“Maria Callas”
“Maria Callas” estrela Angelina Jolie e tem direção de Pablo Larraín.
Decerto, Jolie vêm sendo prestigiada por seu desempenho no filme, desde sua estreia no Festival de Veneza. Desse modo, o veículo norte-americano, Variety, já aposta suas fichas na intérprete para o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025.
Por conseguinte, o longa é um relato fictício, no entanto, baseado nos últimos dias de Maria Callas. Callas era uma soprano absoluta, prestigiada por seu alcance vocal inaudito. Contudo, a cantora lírica teve vida breve, falecendo aos 54 anos.
“Maria Callas” não tem data de lançamento prevista no Brasil, mas estreia nos Estados Unidos dia 10 de janeiro de 2025.
“O Brutalista”
Outrossim, um longa que vem chamando a atenção em diversos festivais de cinema é “O Brutalista”. Isto é, o filme estreou dia 1 de setembro no Festival de Veneza, onde o júri concedeu o diretor Brady Corbet com o prêmio Leão de Prata – honraria máxima para os diretores avaliados.
A película narra 30 anos da vida do arquiteto László Tóth, judeu húngaro e sobrevivente do Holocausto. Após a guerra, o profissional muda para os Estados Unidos, procurando mudar sua realidade após os horrores vividos.
Um trailer ainda não foi divulgado. A Universal Pictures, entretanto, adquiriu os direitos de distribuição do longa e confirma sua estreia em solos brasileiros para o primeiro trimestre de 2025.
“Pequenas Coisas Como Estas”
“Pequenas Coisas Como Estas” é um longa adaptado do romance homônimo, assinado por Claire Keegan. Desse modo, a adaptação conta com protagonismo de Cillian Murphy, vencedor do Oscar de Melhor Ator da última edição da premiação – pelo seu desempenho em “Oppenheimer”.
Ademais, o filme se passa na Irlanda, quando um minerador se vê confrontado com os segredos sombrios de um convento local. Assim, acompanhamos o homem lutando com seus próprios demônios e traumas de infância, enquanto, paralelamente, se vê em competição com a moralidade.
O longa estreia nos Estados Unidos dia 1 de novembro, mas não tem data para chegar ao Brasil. No entanto, seus direitos de distribuição foram adquiridos pela O2 Play.
Leia também: “Sonny Boy”: Saiba tudo sobre a autobiografia de Al Pacino