Como evitar a sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária ocorre quando existe uma exposição dos túbulos dentários (são tubos que ligam o meio externo do dente com as terminações nervosas do dente) com o meio bucal e alimentos quentes, frios ácidos ou azedos.

Se ao comer alimentos quentes ou bebidas como um café ou tomar um sorvete você sentir uma dor repentina, curta; aguda, você pode ter dentes sensíveis. Isso é um sinal de alerta para que você procure um profissional.

A sensibilidade é algo comum e pode acontecer em qualquer momento da vida, em função do desgaste do seu esmalte ou da exposição da raiz devido à retração gengival.

A escovação com muita força e alimentos muito ácidos podem agravar e aumentar ocorrências de sensibilidade.

Temos fatores que podem causar a sensibilidade nos dentes como:

– Escovação excessiva ou executada mediante muita força;

– Movimentos de vai-e-vem executados com muita pressão sobre a superfície dentária poderão gerar uma erosão do esmalte e provocar a sensibilidade;

– Fraturas dentais ou restaurações quebradas: elas podem prejudicar o selamento do esmalte sobre a dentina, expondo-a e provocando desconfortos dolorosos;

– O consumo excessivo de alimentos ácidos como (limão e abacaxi) podem causar erosão ácida do esmalte dental, expondo os túbulos dentinários.

A sensibilidade pode ser evitada sim! Basta ir regularmente ao seu dentista (a cada quatro meses) para fazer consultas periódicas e ter uma dieta mais saudável, rica em alimentos detergentes (que ajudam na limpeza bucal, tais como maçã, melancia, cenoura, pepino), evitando

ingredientes ácidos e doces para preservar o esmalte. Além disso, a escovação deve ser feita sempre de forma suave com uma escova de cerdas macias e flexíveis.

Quando os dentes estão muito sensíveis, um dos tratamentos que ajuda a diminuir a sensibilidade é a utilização do creme dental específico para esse problema. Após uma avaliação com o dentista, o melhor creme dental será indicado para ajudar a reduzir a sensibilidade. Além disso, também podem ser recomendadas aplicações de flúor, ou de laser, ou ainda de verniz de flúor nos dentes que se encontram afetados pela dor.

Por Dra. Natália Vasconcelos Sartoretto, odontologista, em parceria com o Saúde Minuto

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados