Na última sexta-feira (27/09), um dos maiores nomes do cinema britânico, Maggie Smith, faleceu aos 89 anos. Desse modo, a intérprete deixa um legado sublime e notável, tendo sido destaque em produções como “Morte Sobre O Nilo”, “Mudança de Hábito” e “Downtown Abbey”. No entanto, um dos papéis mais marcantes de sua carreira foi como Professora Minerva McGonagall na saga “Harry Potter”.
Assim, diversos membros do elenco da franquia prestaram suas homenagens, relembrando momentos ternos que dividiram com a atriz. Confira algumas das publicações honrosas dedicadas à Dama Maggie Smith.
Daniel Radcliffe
Primordialmente, Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter, lembrou Maggie em uma declaração comovente concedida a Variety.
“A primeira vez que conheci Maggie Smith eu tinha 9 anos… Eu não sabia praticamente nada sobre ela, além de que meus pais ficaram impressionados com o fato de quem eu estaria trabalhando com. A outra coisa que eu sabia sobre ela era que ela era uma Dama, então a primeira coisa que perguntei a ela quando nos conhecemos foi: ‘Você gostaria que eu a chamasse de Dama?’, ao que ela riu e disse algo como ‘Não seja ridículo!’” escreveu o ator.
“Ela era um intelecto feroz, uma língua gloriosamente afiada, podia intimidar e encantar ao mesmo tempo e era, como todos dirão, extremamente engraçada… A palavra lenda é usada em excesso, mas se se aplica a qualquer pessoa em nossa indústria, então se aplica a ela. Obrigado, Maggie.” concluiu Radcliffe.
Emma Watson
Outrossim, Emma Watson, que protagonizou nossa bruxinha favorita, Hermione Granger, publicou um pequeno texto sobre Smith. A atriz escreveu: “Quando eu era mais jovem, não tinha ideia da lenda de Maggie – a mulher com quem tive a sorte de dividir espaço. Foi somente quando me tornei adulto que comecei a apreciar que eu dividia a tela com a verdadeira definição de grandeza.”
Por fim, Watson assinou com: “Ela era real, honesta, engraçada e auto-honrosa. Maggie, havia muitos professores homens e, por Deus, você se manteve firme. Obrigada por toda a sua gentileza. Sentirei sua falta.”
Rupert Grint
Para concluir o trio de ouro, Rony Weasley, ou então, Rupert Grint, compartilhou em seu Instagram uma captura de si com Maggie Smith no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Na legenda, ele declarou: “Com o coração partido ao ouvir sobre Maggie. Ela era tão especial, sempre hilária e sempre gentil. Eu me sinto incrivelmente sortudo por ter compartilhado um set com ela e particularmente sortudo por ter compartilhado uma dança. Sentirei sua falta, Maggie. Enviando todo o meu amor para sua família.”
Gary Oldman
Ainda mais, o ganhador do Oscar Gary Oldman, conhecido no mundo bruxo como Sirius Black, concedeu uma entrevista ao veículo Entertainment Weekly, onde disse: “Maggie Smith, uma das verdadeiras Grandes junto com [Laurence] Olivier e [John] Gielgud… aqueles que viram seu talento deslumbrante no palco dizem que nunca poderão esquecê-la”, disse ele. “Suas magníficas performances cinematográficas permanecem para todos verem e aproveitarem. Uma artista assim aparece a cada duas gerações. Se tiver sorte.” concluiu Oldman.
Tom Felton
Por conseguinte, o ator Tom Felton, conhecido por interpretar o vilão de cabelos prateados Draco Malfoy, também publicou imagem ao lado da Dama, caracterizada de Minerva McGonagall.
Na legenda, Felton escreveu: “Simplesmente não havia ninguém como ela. Obrigado por cuidar de nós literalmente desde o primeiro dia; obrigado por não me expulsar do set quando eu não conseguia parar de rir durante sua aula de transfiguração; obrigado por nos mostrar o caminho. Levantem suas varinhas.”
Leia também: Minerva McGonagall: 5 momentos icônicos de Maggie Smith na franquia Harry Potter