Por Carolina Peliciari
Livros curtos, mas de qualidade, são uma ótima opção para os amantes da leitura. Grandes nomes da literatura mundial, como José Saramago e Franz Kafka, possuem obras com menos de 100 páginas e que são verdadeiros clássicos. Pensando nisso, selecionamos oito livros para você ler em apenas um dia. Confira e boa leitura!
“O Coronel Chabert”, de Honoré de Balzac
Ambientada na França do século XIX, a obra tem 88 páginas e conta sobre a vida de Chabert, um Coronel que volta para casa, anos após ter tido como morto em uma batalha. Chegando em sua antiga residência, ele descobre que sua esposa herdou toda a fortuna e se casou. A casa onde morava foi demolida e até a rua foi renomeada. Diante disso, Chabert pede ajuda a um advogado para reconstruir a sua identidade.
{ galeria 922 }
“O Conto da Ilha Desconhecida”, José Saramago
A obra, escrita por um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa, José Saramago, contém 64 páginas, e narra a história de um homem que solicita ao rei um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei confronta a ideia, argumentando que não há como ele ir até o local, porque a ilha é, até então, desconhecida. Mesmo assim, o rapaz embarca na aventura. O livro faz uma crítica social e hierárquica, além retratar o mundo e as característica dos homens, como ambição e otimismo.
{ galeria 923 }
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Um dos maiores clássicos da literatura mundial, “O Pequeno Príncipe” narra a história de um aviador que cai no deserto do Saara e encontra um príncipe, que embarca com ele, em uma viagem cheia de reflexões sobre o sentido e os valores da vida. O livro tem 96 páginas para você se aventurar nessa jornada poética.
{ galeria 924 }
“A Metamorfose”, de Franz Kafka
O livro “A Metamorfose”, escrito por Franz Kafka, narra a história de um caixeiro-viajante, que deixa de lado os seus desejo e sonhos, para sustentar a família. Certo dia, ele acorda e é metamorfoseado em um inseto. No decorrer da narrativa, os familiares terão que abdicar de suas vidas, para cuidar do rapaz. A obra, um dos grandes clássicos da literatura mundial, traz uma reflexão acerca do diferente e tem 100 páginas. Kafka levou menos de um mês para escrevê-la.
{ galeria 927 }
“Um Coração Simples”, de Gustave Flaubert
No livro, “Um Coração Simples”, Gustave Flaubert, considerado um dos pioneiros do realismo literário, relata a história de Félicité, uma jovem simples, que trabalha há anos para a viúva, Sra. Aubain. No decorrer das 80 páginas, o autor descreve a moça, que cuida dos filhos da patroa e de seu sobrinho, destacando as qualidades de Félicité, como o amor ao simples e o cuidado.
{ galeria 928 } |
---|
“O Curioso Caso de Benjamin Button”, de Francis Scott Fitzgerald
A obra narra a história de Benjamin Button, um garoto que nasceu com a aparência de um idoso e que, ao longo de sua vida, vai rejuvenescendo e vivenciando novas experiências como o medo, o amor e a felicidade. A obra tem 72 páginas e inspirou o filme homônimo, lançado em 2008.
{ galeria 929 }
“Bartleby, O Escrituário”, de Herman Melville
O livro é narrado pelo ponto de vista do sócio de um escritório de advocacia, localizado em Nova York, que conta a história de Bartleby, um jovem escrivão. No decorrer da narrativa, o leitor passa a conhecer a personalidade do rapaz, que se recusa a fazer qualquer atividade que lhe é designada, respondendo tudo com “não”. A obra tem 96 páginas.
{ galeria 930 } |
---|
“A Morte de Ivan Ilitch”, de Lev Tolstói
Considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial, a novela, escrita por Lev Tolstói, mostra a vida de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, após descobrir uma grave doença, começa a refletir sobre o sentido da vida e de sua existência. A obra tem 96 páginas.
{ galeria 931 }