Por: Carolina Peliciari
Hoje, dia 7 de outubro, é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro, data marcada para celebrar a importância destes artistas para a nossa cultura. A Música Popular Brasileira reúne diversos sucessos nacionais e internacionais que foram compostos por grandes nomes, como Tom Jobim, Gilberto Gil e Ary Barroso.
Para comemorar essa data, fizemos uma lista com dez compositores brasileiros que fizeram e que ainda fazem história na música. Confira:
Tom Jobim
Tom Jobim é um dos maiores nomes da música brasileira, ele compôs canções que ganharam o mundo e se tornaram sucessos internacionais, como “Garota de Ipanema”, “Corcovado” e “Águas de Março”. O compositor foi um dos primeiros nomes da Bossa Nova e foi eleito pela revista Rolling Stones como o maior artista brasileiro da história.
Ary Barroso
“Aquarela do Brasil” é uma das músicas compostas por brasileiros que mais fizeram sucesso internacional. Composta por Ary Barroso, em 1939, a canção ganhou o mundo e já foi regravada por diversos artistas, incluindo Frank Sinatra, João Gilberto, Carmen Miranda e Elis Regina. Em 1944, Ary Barroso foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original, com “Rio de Janeiro”, presente no longa “Brasil”.
Caetano Veloso
Considerado como um dos principais cantores da MPB, Caetano Veloso já compôs diversas canções de sucesso, como “Alegria, Alegria”, “ O Leãozinho” e “Domingo”. Indicado três vezes ao Grammy Latino, tendo vencido duas categorias, o artista possui mais de cinquenta álbuns e um repertório completo de hits que marcaram gerações.
Renato Russo
O cantor e compositor Renato Russo foi um dos principais nomes da música brasileira dos anos 80. Apesar de ter morrido muito jovem, o vocalista do Legião Urbana, compôs sucessos nacionais como “Eduardo e Mônica”, “Será” e “Que País É Esse”, que entraram para a história da música no Brasil. Renato Russo ocupa o vigésimo quinto lugar no ranking da Rolling Stones na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira.
Chico Buarque
Chico Buarque é um dos principais nomes da música brasileira, ele já compôs inúmeras músicas de sucesso, como “Pedro Pedreiro”, “Apesar de Você” e “Construção”. A canção de Chico, “A Banda”, lançada em 1966, ganhou o 1° Festival de Música Popular Brasileira. Além disso, marcou o momento de transição da MPB para a segunda fase da Bossa Nova.
Marisa Monte
A cantora, compositora e multi-instrumentista Marisa Monte é uma das principais vozes da música brasileira. Indicada mais de dez vezes ao Grammy Latino, tendo vencido quatro vezes, a artista foi eleita pela revista americana Rolling Stones como a quarta maior cantora brasileira de todos os tempos. Marisa já compôs diversas canções de sucesso como “Ainda Lembro”, “Não É Fácil” e “Tribalistas”.
Tim Maia
Considerado como uma das principais vozes da música nacional, Tim Maia compôs diversas canções de sucesso e que marcaram gerações, como “Não Quero Dinheiro” , “Gostava Tanto De Você”, “Sossego” e “Me Dê Motivo”. A revista Rolling Stones elegeu o artista como o maior cantor brasileiro de todos os tempos.
Nando Reis
O cantor, compositor e multi-instrumentista Nando Reis já compôs canções de sucesso, como “All Star”, “Segundo Sol”, gravadas pela cantora Cássia Eller. Além disso, Nando Reis foi o responsável por compor grandes hits da banda Skank, como “Sutilmente” e “Ainda Gosto Dela”. O cantor já fez parcerias de sucesso com diversos artistas, incluindo Anavitória, Marisa Monte, Roberta Campos e Ana Cañas.
Gilberto Gil
Gilberto Gil é sem dúvidas um dos maiores e mais importantes nomes para a música brasileira. O cantor já compôs diversos sucessos como “Andar Com Fé”, “Aquele Abraço” e “Drão”. Ele também foi o responsável por compor a música tema do programa inspirado na obra de Monteiro Lobato, Sítio do Picapau Amarelo. Gil já ganhou prêmios importantes como Grammy Latino de Melhor Cantor Brasileiro e um Grammy Award de Best World Music Album.
Djavan
Responsável por compor hits de sucesso, como “Flor de Lis”, “Se” e “Lilás”, Djavan já foi indicado duas vezes ao Grammy Latino, incluindo na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com o disco “Ária”. Mais de trinta músicas de Djavan fizeram parte de trilhas sonoras de novelas, como “Correnteza”, “Oceano” e “Se Não Vira Jazz”.