Hoje, 08 de maio, é conhecido como Dia do Artista Plástico e nada melhor do que conhecer o trabalho desses grandes pintores para entrar no mundo artístico.
Por isso, nós selecionamos 6 pintores que marcaram história na arte brasileira e que também conseguiram fazer um legado internacional. Confira:
Anita Malfatti
Se houvesse um título de artista mais inovador, com certeza, ele seria entregue a Anita Malfatti. Afinal, ela é uma das pioneiras de alguns dos movimentos mais importantes da arte brasileira, como o Modernismo e o Cubismo. Além do mais, ela foi um dos destaques da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Ela fluía entre diferentes estilos, como pintura, gravura, ilustração e desenho, e expôs suas obras magníficas ao redor do mundo. Em constante experimentação de novidades, o estilo da artista plástica é marcado pela diversidade, como a tela "A boba", criada em 1916.
{ galeria 1260 }
Tarsila do Amaral
Obviamente nesta lista o nome da Tarsila do Amaral não poderia faltar. Essa icônica pintora, junto com sua amiga pessoal Anita Malfatti, é uma das mais importantes artistas plásticas modernistas do Brasil. Ela era muito inovadora e experimental em seu trabalho, sendo também uma das protagonistas das atividades antropofágicas.
Não há dúvida de que Tarsila do Amaral é uma das mais famosas artistas brasileiras no exterior. Autora de obras que representam ídolos da arte, como "Abaporu", o legado desta profissional deixou uma profunda impressão.
{ galeria 1261 }
Vik Muniz
Formado em publicidade, o jovem Vik Muniz foi para os Estados Unidos tentar a vida aos 22 anos, e não é que deu certo! Além de recriar obras famosas como Mona Lisa ou retratos de Freud e Che Guevara, Vik Muniz também utilizou materiais incomuns em obras 100% originais.
A maior característica do trabalho do artista é que ele é feito de materiais perecíveis e pouco utilizados em ambientes artísticos, como ketchup, açúcar, feijão, café e até mesmo migalhas. Suas criações também possuem uma consciência social forte, fazendo-o ocupar o lugar de um provocador que leva o público a pensar além da caixa.
{ galeria 1262 }
Beatriz Milhazes
Beatriz Milhazes conquistou sucesso no Brasil e no mundo, aos 20 anos. Afinal, essa famosa artista plástica ganhou destaque em grandes mostras internacionais e nacionais ao expor obras que combinam técnicas da pop art com artesanato.
Atualmente, Beatriz é uma das mais conhecidas e valiosas artistas visuais no exterior. Suas obras são ricas em cores e, em muitos casos, apresentam elementos da arte surrealista.
{ galeria 1263 }
Tomie Ohtake
Com intelectualidade e animação, Tomie Ohtake não poderia deixar de entrar nessa lista. Uma vez que a profissional produziu obras únicas, explorando diferentes estilos em suas pinturas, cores e texturas, com uma grande habilidade técnica e muita profundidade.
Além da pintura, a artista plástica mergulhou no mundo das esculturas, produzindo peças que funcionavam como extras ou derivações de suas telas.
{ galeria 1264 }
Cândido Portinari
O pintor, gravador e ilustrador Cândido Portinari é o nome por trás de algumas das obras mais famosas das artes plásticas brasileiras, como a tela “Café” (1935).
Engajado politicamente, o artista usava suas telas para retratar as dificuldades enfrentadas pelo povo no dia a dia. Além disso, ele também foi um porta-voz das injustiças sociais e procurou divulgar um Brasil marcado pela desigualdade, sempre usando o pincel e as tintas.
{ galeria 1265 }