Na última quinta-feira (28), foi celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, em homenagem àqueles que usam parte do seu tempo para se dedicar e ajudar o próximo. No Brasil, o voluntariado pode tomar muitas formas, e uma delas é pela realização de sonhos por meio da instituição Make-A-Wish Brasil.
Fundada na década de 80, nos Estados Unidos, a organização tem como objetivo prestar apoio a crianças com doenças graves, por meio da realização de sonhos e desejos desses pequenos. Com sedes em 50 países, a fundação está no território brasileiro desde 2008.
Em entrevista à Alpha FM, Juliana Ayrosa, diretora executiva da Make-A-Wish, explicou com mais detalhes do que se trata a instituição, que atende mais de 170 patologias:
“A gente entrega doses de positividade para essas crianças”, conta ela. “Essa jornada é baseada na psicologia positiva, que fomenta não só a resiliência dessa criança, que é extremamente necessária em um tratamento longo e, muitas vezes, doloroso, mas principalmente leva conforto e melhora a comunicação entre as famílias.”
Segundo Ayrosa, a organização também pode influenciar na melhora da criança. “Para mim, o mais importante: a criança tem uma resposta melhor ao tratamento, o engajamento melhora o tratamento e aumenta, sim, a chance de cura e de sobrevivência das nossas crianças.”
O time que faz a Make-A-Wish funcionar é composto por uma equipe médica, patrocinadores, doadores e, como mencionado acima, voluntários. No total, ao redor do mundo, mais de 32 mil pessoas contribuíram para o voluntariado na instituição. No Brasil, são cerca de 3,3 mil voluntários, que já contribuíram para a realização de mais de 3 mil sonhos.
De acordo com Juliana Ayrosa, trabalhar com a fundação é um processo transformador. “Não só as crianças e as mamães e os papais, mas principalmente os nossos voluntários saem completamente transformados da experiência“, disse ela.
Para ingressar no programa de voluntariado da MAWB, basta acessar o site da organização e preencher um formulário de inscrição. Mensalmente, são dedicadas cerca de 20 horas para a realização de sonhos.
Além da inscrição, o indivíduo que decidir participar do projeto também passará por um treinamento híbrido (online e/ou presencial). Clique aqui para conferir o formulário.
Assista também à entrevista de Juliana Ayrosa, diretora executiva da Make-A-Wish, para o programa Alpha Transforma


