Consumo consciente

Boletim – 11 de Outubro

Matéria

Você sabia que metade dos consumidores brasileiros concordam em pagar mais caro por um produto sustentável?

Pouco a pouco, o consumidor está ficando mais consciente das questões ambientais e sociais”, afirma o professor e palestrante Marcus Nakagawa. O consumo consciente é o tema do boletim “Ação Ambiental” dessa semana, que conta com o apoio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país.  

O consumo consciente é uma mudança de hábito que leva em conta o impacto de cada compra à biodiversidade, “sem excessos ou desperdícios, para que haja o suficiente para todo para sempre”, segundo o Instituto Akatu.  

Mas como começar a praticá-lo? Primeiramente, seja menos impulsivo e planeje suas compras, ponderando suas reais necessidades e os possíveis efeitos dos produtos ao meio ambiente. Será que preciso de um novo computador ou posso consertá-lo?  

No boletim Nakagawa levanta seis questões fundamentais, entre elas, “de quem comprar?” Busque conhecer empresas com projetos e produtos sustentáveis e não compre produtos piratas e contrabandeados. Outra pergunta é: “como descartar?”, a reciclagem contribui para reduzir a degradação ambiental e dos recursos naturais.  

“Preparados para serem consumidores mais conscientes?”, questiona Nakagawa. O planeta espera que cada vez mais pessoas possam responder “sim” a essa pergunta. 

 

 

Links importantes por Professor Marcus Nakagawa

O que é Consumo Consciente?

6 Perguntas Consumo Consciente – Instituto Akatu

Teste do Consumo Consciente – Instituto Akatu

Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020 – Instituto Akatu e Globescan

Entrevista: Helio Mattar (Presidente do Instituto Akatu)

Como ser um consumidor consciente?

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados