Cultivar amizades é essencial para a saúde mental

Amizades verdadeiras promovem bem estar, favorecem a qualidade de vida e beneficiam a saúde física e mental.

Pesquisas indicam que cultivar amigos torna a vida mais leve, ameniza a ansiedade, ajuda a elevar a autoestima, combate a solidão e a depressão, desencadeia sentimentos positivos e contribui para exercitar habilidades essenciais aos relacionamentos interpessoais.

A amizade é um vínculo muito significativo e um alicerce sólido tanto para os momentos bons, quanto para os desafios da vida. Os amigos apoiam, alegram, compartilham, estão sempre presentes e transformam os momentos mais simples da vida em experiências enriquecedoras.

Ter amigos verdadeiros é uma relação de reciprocidade, de troca genuína. Uma conexão maravilhosa que faz muito bem para a saúde mental.

A convivência diária na escola e o maior tempo livre são fatores que facilitam a conquista de amizades na infância e na adolescência, na maioria dos casos.

Contudo, para muitos adultos, cultivar amizades pode ser uma tarefa bastante complexa.

Isso ocorre por vários motivos, entre eles: falta de tempo, falta de habilidade interpessoal, timidez, baixa autoestima, ansiedade social, alguma experiência frustrante, ruim, dificuldade de expressar sentimentos e estreitar relações.

O autoconhecimento é fundamental na identificação das causas dessa dificuldade e, a partir dessa autopercepção, definir a estratégia para superar estes obstáculos.

Se não conseguir sozinho, busque ajuda especializada.

Por Marilene Kehdi, psicóloga especialista em atendimento clínico, em parceria com o Saúde Minuto

spot_img
spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados