Nesta segunda-feira (19), Denzel Washington foi surpreendido com a Palma de Ouro honorária, prêmio de maior prestígio do Festival de Cannes. A condecoração foi entregue por Spike Lee, cineasta e amigo de Washington, pelo conjunto de sua carreira nas telonas.
Denzel se emocionou com a honraria, classificando-a como uma “completa surpresa”. “É uma honra estar aqui em Cannes. Somos um privilegiado grupo de pessoas aqui nesta sala, podemos fazer filmes, usar trajes black-tie, roupas legais, estar arrumados e somos pagos para isto… Do fundo do meu coração, agradeço a todos vocês”, disse Washington em pequeno discurso.
Além disso, o ator agradeceu a Lee, chamando-o de “um irmão de uma mãe diferente”.
A dupla está presente no Festival de Cannes para a estreia do filme Highest 2 Lowest, dirigido por Spike e estrelado por Denzel. O longa surge como uma releitura moderna do clássico Céu e Inferno (1963), de Akira Kurosawa. O longa traz um elenco de destaque, liderado por Washington, ao lado de Ilfenesh Hadera, Jeffrey Wright, Ice Spice e A$AP Rocky.
Embora os detalhes da trama não tenham sido revelados, sabe-se que a obra, assim como o original japonês, é livremente baseada no romance King’s Ransom, de Ed McBain, publicado em 1959. A narrativa parte de um conflito moral intenso: um empresário de sucesso é forçado a escolher entre seu futuro financeiro e a vida de uma criança vítima de um sequestro.
Washington é um dos mais célebres atores da atualidade, ganhador de dois Oscars por seu desempenho em “Tempo de Glória” e “Dia de Treinamento”.
Confira o momento em que Denzel recebe sua Palma de Ouro honorária:
Denzel Washington gets surprised with an Honorary Palme d’Or at #Cannes right before the world premiere of Spike Lee’s “Highest 2 Lowest.”https://t.co/S8UTED6yBD pic.twitter.com/82mAIFpMpN
— Variety (@Variety) May 19, 2025
Leia também: O Agente Secreto: após ovação em Cannes, filme com Wagner Moura é aclamado pela crítica especializada


