Nesta quinta-feira (9), chega aos cinemas “Depois da Caçada” (After the Hunt), o novo filme do diretor Luca Guadagnino. Após o sucesso de “Me Chame Pelo Seu Nome” (2017) e “Rivais” (2024), o cineasta italiano retorna às telonas com uma produção estrelada por Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri.
O longa estreou no Festival de Veneza deste ano e provocou opiniões opostas entre os críticos. Enquanto veículos como o The Times concederam nota máxima — cinco estrelas — e destacaram Julia Roberts como forte candidata ao Oscar de Melhor Atriz, outros foram mais duros. A Slant Magazine, por exemplo, afirmou que há “um vazio no cerne do filme”.
Os altos e baixos de “Depois da Caçada”
A obra é um drama psicológico que aborda temas delicados, tendo como eixo central um caso de assédio sexual. Segundo a sinopse oficial, “uma professora universitária se vê em uma encruzilhada pessoal e profissional quando um aluno famoso faz uma acusação contra um de seus colegas, e um segredo obscuro de seu passado ameaça vir à tona.”
Para o crítico David Fear, da Rolling Stone, o principal problema está justamente na forma como Guadagnino trata o tema:
“After the Hunt continua sugerindo que o acerto de contas com décadas de desequilíbrios de poder e impropriedades sexuais foi apenas uma febre intensa que precisava atingir seu ápice para depois passar — e que, com a volta da ‘temperatura normal’, todos estaríamos curados. Isso soa profundamente ofensivo.”
Em contrapartida, Tomris Laffly escreveu no RobertEbert.com que o longa “nos impulsiona a sermos pensadores e avaliadores melhores e mais profundos”.
Já Robbie Collin, do The Telegraph, elogiou o tom provocador do filme:
“Guadagnino nos observa com a mesma intensidade com que o observamos, à espera do momento exato para atacar.”
Por outro lado, Audrey Fox, da Looper, foi categórica ao afirmar que o filme “é arrastado e desperdiça o talento de seus astros em personagens antipáticos e situações confusas, raramente alcançando um enredo coerente”.
Assista ao trailer de “Depois da Caçada”


