O estresse faz parte da vida e em doses adequadas ele é útil e positivo: aumenta a nossa motivação, nos impulsiona a sair da zona de conforto e nos ajuda a lidar com os desafios da vida.
No entanto, em algumas fases e situações da vida podemos ficar expostos a altos níveis de estresse por muito tempo, como é o caso do que estamos vivendo com a pandemia.
Essas fases demandam adaptações e mudanças que desafiam as nossas capacidades e preocupam, pois o estresse excessivo pode ter impactos negativos na saúde física e mental, na vida profissional, familiar e nos relacionamentos.
Um estudo realizado nos EUA pela Harvard Business School aponta que 80% das consultas médicas estão relacionadas ao estresse excessivo.
Inúmeras pesquisas revelam ainda que ele está associado a doenças como diabetes, hipertensão arterial, infartos, depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade, entre outras.
Muitas situações geram estresse, como excesso de atividades e demandas, conflitos em relacionamentos, responsabilidade sobre vidas, dificuldades e insatisfações no trabalho, trânsito, problemas financeiros, dificuldades em respeitar os próprios limites e outras. Sendo assim, precisamos aprender a gerenciá-lo para aproveitarmos o seu lado bom e evitar que ele nos prejudique.
Ampliar a autoconsciência, se cuidar física e emocionalmente com práticas de alimentação saudável, atividade física, boa qualidade do sono, tempo para atividades prazerosas e meditação são aspectos fundamentais que nos equilibra e contribuem para lidarmos melhor com os desafios da vida.
Além disto, precisamos descobrir o que nos tira do eixo, o que mais gera estresse na nossa vida e o que pode ser feito para lidarmos com esses estressores.
Os 6 PASSOS a seguir vão te ajudar com isso, experimente colocar em prática.
- IDENTIFIQUE
O que te estressa atualmente? Liste aquilo que mais te perturba, preocupa, aumenta a ansiedade, causa tensão, nervosismo ou irritação.
- REFLITA
Como você tem reagido e lidado com cada uma dessas situações? O que tem feito (ou não tem feito)?
- AVALIE
As suas ações e reações (concretas ou subjetivas) têm contribuído efetivamente para resolver o problema ou diminuir o nível de estresse?
- FAÇA UM BRAINSTORMING
Pense em alternativas e novas possibilidades para lidar com o que está acontecendo de uma forma diferente e mais eficiente!
- TESTE E FAÇA DIFERENTE
Coloque em prática as principais ações que você listou e analise os efeitos e resultados.
- FORME TIMES
Quem são as pessoas que podem te ajudar a lidar com cada dificuldade ou desafio listado no item 1? Suporte e apoio social fazem uma enorme diferença!
Mesmo que você descubra que não pode ter ações diretas sobre as situações estressantes, existe algo que está ao seu alcance: mudar a forma de encarar e enxergar o que está acontecendo!
E por fim, lembre-se: alguns desafios da vida podem ser grandes e complexos, mas são grandes oportunidades de aprendizado e crescimento!
Por Rosalina Moura, psicóloga, em parceira com o Saúde Minuto