Dia da Bailarina: filmes e séries que aprofundam o universo do ballet

O balé clássico é mais do que uma arte — é uma expressão de beleza, superação e sensibilidade. No cinema, ele ganha narrativas que revelam o encantamento dos palcos, mas também os bastidores exigentes e, muitas vezes, intensos, dessa prática artística.

Nesta lista especial para o Dia da Bailarina, comemorado neste dia 1 de setembro, selecionamos cinco produções que adentram este universo. Confira!

Cisne Negro (2010)

Beth MacIntyre, a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina, mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy, um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly. Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.

Navillera (2021)

Navillera acompanha Shim Deok-chul, um carteiro aposentado de 70 anos que decide realizar seu sonho de aprender balé. Sua família, incluindo sua esposa e filhos adultos, não está feliz com sua escolha, mas Deok-chul não parece inclinado a desistir. Na academia de dança, ele conhece Lee Chae-rok, um bailarino de 23 anos que se interessou pela modalidade depois de experimentar diferentes esportes – desde beisebol até natação, passando por futebol. Chae-rok também não foi talentoso em nenhuma dessas atividades e acabou seguindo os passos da falecida mãe, que também era bailarina. Agora enfrentando dificuldades financeiras e completamente afastado do pai, o jovem pensa em abandonar o balé, até que seu caminho se cruza com o de Deok-chul.

 

O Quebra-Nozes (1993)

Na noite de Natal, uma menina chamada Marie adormece após a festa. Ao despertar, vê-se em meio a um mundo fantástico onde os brinquedos são muito maiores que na vida real. Sua casa é invadida por ratos gigantes e seu amado boneco Quebra-Nozes ganha vida para defendê-la do Rei Rato e seus soldados. Juntos, vão viver muitas aventuras neste mundo mágico. Ao final da empreitada, não se sabe dizer o que foi sonho e o que foi realidade.

Billy Elliot (2000)

Billy Elliot um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado ao pai por treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Suspiria (2018)

Em Suspiria, Susie Bannion, uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc, Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara, que compartilha com ela todas suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.

Leia também: “E se eu pudesse fazer mais?”: The Rock fala sobre dramatização e guinada em sua carreira 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados