Dia da Gratidão: Saiba como cultivar o sentimento todos os dias

Por: Larissa Martin

Nesta quarta-feira (6), é celebrado o Dia da Gratidão. A data surge com o objetivo de celebrar a existência e pequenas coisas que trazem alegria à vida, levantando questionamentos como "o que você valoriza?" e "como você expressa sua gratidão aos outros?". Ser grato – ainda mais em tempos atuais – é reconhecer que outras pessoas e situações nos mostram a beleza em viver.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, quem é grato pelas pequenas coisas pode causar grandes mudanças, inclusive cerebrais e, depois que alguns meses exercitando a gratidão por meio da escrita, o cérebro passa a sentir ainda mais condicionado a ser grato, o que traz benefícios. O pesquisador responsável, Robert Emmons, dividiu voluntários em três grupos: um precisava registrar diariamente os motivos pelos quais eram gratos; o segundo grupo escreveu coisas que causavam incômodo e, o último grupo, registrou eventos neutros, em um período de dez semanas. Ao final, os participantes do "grupo da gratidão" se sentiram 25% melhores ao longo dos dias, com mais disposição, exercitando-se, em média, 1 hora e meia a mais. Além disso, se mostraram muito mais aptos a oferecerem um suporte emocional às pessoas de seus círculos sociais.

Outra pesquisa, esta do Centro de Pesquisa da Universidade da Califórnia, mostra que ser grato regularmente provoca uma mudança na estrutura molecular do cérebro, tornando-os mais felizes e saudáveis. A felicidade consegue afetar o Sistema Nervoso Central, deixando a pessoa mais calma e menos resistente à mudanças. 

Pensando nisso, neste clima de início de ano e de novo ciclo, preparamos uma lista de sugestões para praticar a gratidão, com o objetivo da criação de novos hábitos saudáveis para a mente e o corpo. Confira: 

– Medite em torno de 5 minutos pela manhã ao acordar, lembrando por quem e pelo o quê você é grato. Feche os olhos e, silenciosamente, pense no que agradecer em sua vida. Com a prática e constância, será possível passar o dia prestando atenção ao que te faz bem; 

– Expresse gratidão aos outros. Quando alguém fizer algo bom para você, lembre-se de agradecer; 

– Enxergue de outra forma o "negativo". Há duas maneiras de olhar para algum acontecimento. Muitas vezes passamos por algo triste ou difícil e, nessas horas, os problemas podem ser vistos como oportunidades de crescimento pessoal, criatividade, mudança; 

– Consiga ver qualidade nas pessoas. Ao enxergar qualidades nas pessoas que te cercam, você também está a incentivando a algo. A mudança de atitude pode ajudar a melhorar o relacionamento com amigos, por exemplo. 

– Guarde um momento do dia para você, seja para fazer um alongamento, um exercício físico ou, até mesmo, a leitura de um livro. Atividades que proporcionam bem-estar ao corpo e mente expressam gratidão e boas experiências ao corpo. 

Dica de leitura

O livro O Milagre da Gratidão, da psicóloga Marcia Luz, traz um desafio de 90 dias, onde a autora mostra como ser grato faz com que o ser-humano se torne capaz de operar "verdadeiros milagres", desde que praticada com disciplina e método. O exemplar está disponível para compra nas principais livrarias. 

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