Dia do cacau (26/03): você come chocolate ou acha que come?

No dia do cacau, nada mais justo do que falar sobre o doce de cacau que mais faz sucesso: o chocolate.

O cacau não é apenas matéria-prima desse doce, mas é também uma fruta rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Composto de muitos minerais e componentes bioativos, quando consumido com responsabilidade é um aliado na saúde cardiovascular e cognitiva. Mas muitos o conhecem apenas pelo tão famoso chocolate.

Ao leite, meio amargo, branco, 70%, cada um tem o seu preferido. Mas será que você está mesmo comendo chocolate? Sim, é isso mesmo. Muito se fala sobre um determinado tipo não ser chocolate exatamente, mas qual deles você acredita ser?

O chocolate brasileiro, na contramão dos demais, é o que possui menos cacau em sua composição. Enquanto a Anvisa exige, no mínimo, 25% de cacau na composição do doce, nos órgãos de outros países, o percentual mínimo varia entre 32% e 35%. Isso nos faz pensar: qual realmente é o tipo de chocolate que possui as propriedades e atua como antioxidante e aliado da saúde cardiovascular?

O ao leite é rico em gorduras, açúcares e, claro, leite, o que evidencia seu baixo teor de cacau. O chocolate meio amargo possui um percentual entre 50 e 60% da fruta, mas ainda é composto por grandes quantidades de leite, açúcar e gordura. Com isso, chegamos ao chocolate amargo: o ‘verdadeiro chocolate’, que pode chegar até 100% de cacau na composição e apresenta as propriedades positivas da fruta no funcionamento do organismo.

Agora que você já sabe de tudo isso, pode responder a pergunta: você está comendo chocolate ou achando que come?

Kaenna Mota

Redação Saúde Minuto

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados