Dia do fotógrafo: conheça a história de 6 fotógrafos brasileiros

Por: Nicole Defillo

Hoje, 08 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Fotógrafo , e nós, como bons apreciadores das memórias, sejam elas fotográficas ou musicais, elaboramos uma lista com para você conhecer a história de 6 fotógrafos brasileiros. Confira: 

Sebastião Salgado

{ galeria 1162 }

Sebastião Salgado nasceu em 1944, no estado de Minas Gerais e, de lá para cá, vem fazendo história na fotografia mundial. Por ser um dos profissionais mais renomados da área, ele já arrematou inúmeros prêmios internacionais, como o Prêmio internacional da Fundação Hasselblad e o Prêmio World Press Photo Oskar Barnack. 

Seu trabalho, dedicado principalmente ao gênero documental e jornalístico, é conhecido por transmitir o sofrimento e as dificuldades vividas pelo ser humano em condições de trabalhos degradantes, cenários de guerra e fome. Confira algumas das imagens mais marcantes tiradas pelo fotógrafo:

{ galeria 1161 }

Araquém de Alcântara

{ galeria 1163 }

Araquém de Alcântara, 68 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, ele se dedica integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.

Ele foi o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society, (Bichos do Brasil). Além disso, ele também foi pioneiro ao realizar um ensaio sistemático sobre os ecossistemas e as unidades de conservação do país, trabalho que só finalizou após vinte e dois anos de incessantes expedições pelo sertão do Brasil.

{ galeria 1164 }

Wellington Fugisse

{ galeria 1165 }

Esse fotógrafo nordestino tem seu trabalho voltado especificamente para o registro do universo matrimonial. As cerimônias, festas e a preparação dos noivos formam o elemento principal na constituição de suas imagens. 

Em seus trabalhos, podem se destacar algumas características principais, como o humor, a estética impecável e os elementos da natureza como criadores de dramas em cena. É possível perceber também o cuidado e atenção aos detalhes para se conectar aos sentimentos dos clientes no seu dia mais importante. Confira algumas fotos do artista:

{ galeria 1166 }

Bel Ferreira

{ galeria 1167 }

Especializada em bebês e crianças, essa fotógrafa conta histórias com delicadeza, carinho e paixão e cria ambientes lúdicos e únicos para algumas sessões. Os pequeninos são fotografados de forma inédita em um estilo novo no Brasil, o Newborn . 

As cenas bem iluminadas, policromáticas e a direção competente dos ensaios valorizam os momentos e criam registros super interessantes e divertidos para serem guardados como recordação. 

{ galeria 1168 }

 Maíra Erlich

A jovem fotógrafa Maíra Erlich trabalha com um viés documental e mais jornalístico. Suas fotografias possuem conteúdo com profundidade e que requerem uma maior contemplação para serem apreciadas.

Além disso, a profissional volta o seu trabalho para as imagens de cenas cotidianas que podem parecer simples, mas quando observadas com cuidado, revelam significados mais densos do que imaginamos. Confira:

{ galeria 1170 }

Irmãos Vanassi

{ galeria 1171 }

Os irmãos Eduardo e Gustavo Vanassi aparecem entre os melhores fotógrafos brasileiros, principalmente devido ao reconhecimento mundial por meio de suas várias premiações recebidas e publicações importantes para o mercado fotográfico brasileiro.

Cada um dos dois tem seu próprio estilo e é possível perceber as nuances de suas personalidades na expressão de seus trabalhos e a forma que escolheram para superar os desafios da fotografia.

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados