O Yoga possibilita a convivência pacífica entre as diversidades humanas, respeitando cada indivíduo em seu grau de tempo, espaço, ritmo e interesses pessoais. Com isso, também é possível salientar dois aspectos fundamentais e importantes, que de tabela o aluno poderá desfrutar.
Sendo os benefícios dos aspectos mentais e resultados dos aspectos corporais.
● Aspecto mental:
– desenvolvimento da meditação;
– aumento da concentração;
– aumento na atenção nas rotinas diárias;
– aumento da memória;
– melhora nos estudos;
– aumento da inteligência;
– ampliação da consciência interna e externa;
– desenvolvimento da segurança interna;
– aumento da autoconfiança;
– aumento da auto-estima;
– refinamento gradual dos cinco sentidos humanos;
– aumento da percepção corporal e motora;
– percepção dos mecanismos internos mentais sutis e seus derivados;
– maior facilidade para vencer desafios e obstáculos;
– redução do stress;
– diminuição da ansiedade;
– percepção de hábitos alimentares inadequados à saúde;
– redução de vícios ou hábitos prejudiciais à saúde mental e física.
● Aspecto corporal:
– correção e consciência prática da respiração;
– aumento da capacidade pulmonar;
– aumento do foco visual;
– correção da postura;
– alinhamento corporal;
– equilíbrio físico;
– maior alongamento da coluna vertebral;
– aumento da flexibilidade das juntas, tendões e musculatura;
– diminuições de quedas, torções e contusões involuntárias;
– aumento da capacidade imunológica;
– aumento de anticorpos;
– aumento na produção de serotonina e endorfina no organismo;
– aumento da massa muscular de forma natural e gradativo;
– aumento da força / resistência e suavidade dos movimentos;
– controle da temperatura do corpo;
– aumento da capacidade corporal para eliminação de toxinas e resíduos químicos;
– consciência da importância da purificação do corpo para exercer a prática;
– redução dos efeitos da TPM;
– longevidade e qualidade de vida.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM AULA
Competências propostas:
Aulas de Yoga para pessoas interessadas no desenvolvimento espiritual, mental e corporal, sendo estas caracterizadas por:
● Meditação – Ocorre naturalmente no decorrer de toda atividade. O praticante sem conhecer inicialmente o que é meditação, a produz mesmo na primeira aula, pois a forma como a aula se desenvolve, propicia ao aluno este estado intuitivo interno de forma sutil devido à própria dinâmica da prática. A meditação é a chave dentro do Yoga, pois é a partir dela que o praticante descobre em si mesmo um fascinante e inexplorado mundo de possibilidades, onde ele torna-se o agente principal das mudanças em sua própria vida. A prática constante e prazerosa da meditação o conduz de forma gradativa a níveis mentais refinados e sutis ampliando a consciência e a percepção interna e externa do mundo.
● Pranayamas – Técnicas de desenvolvimento da capacidade pulmonar. Tornando-se consciente da própria respiração, o praticante desenvolve condições, através das técnicas apresentadas no Yoga, de potencializar e aumentar a capacidade de oxigênio nos pulmões, resultando, assim, em aumento expressivo do fôlego, produzindo substâncias benéficas ao corpo, além de gerar energia vital em abundância, eliminando toxinas nocivas e prejudiciais ao organismo. São estas as causas do cansaço, irritabilidade e sonolência em demasia. Nos Pranayamas o praticante sente um aumento da força vital por todo o corpo e, principalmente, no cérebro, o qual necessita de mais oxigênio para as atividades mentais, onde se exige atenção, concentração, lógica e lucidez mental.
● Asanas – (posturas psicofísicas) Com integração em permanências estáticas e isométricas com elevado fluxo de dinamismo, e intensidade o praticante percebe em seu corpo um aumento gradual de força e resistência e elasticidade do corpo sem necessidade de comparação ao exaustivo processo de desgaste físico e tensões provenientes de exercícios de repetição convencionais que lesam a musculatura e produzem ácido lático e suor em demasia, ocasionando assim o envelhecimento precoce das células do organismo e a perda de energia vital no organismo. Nos asanas a passagem de uma postura para outra é executada de forma suave e com naturalidade, onde assim não há impactos à estrutura óssea e nem articulações. Os asanas promovem efeitos benéficos e são percebidos em geral na primeira aula, gerando ao praticante um aumento na sensação de bem-estar, tranqüilidade e uma significativa redução da ansiedade e do stress.
● Yoganidra – Técnica conhecida pelos praticantes de Yoga e yogins como sono reparador e reprogramador mental. Ao final da prática os alunos deitam-se ao solo e soltam os membros superiores e inferiores do corpo e se preparam para a descontração absoluta de toda a musculatura. Através de comandos verbais, os alunos guiam-se internamente para forma e condução adequada da prática. Qualquer pessoa pode executar estas técnicas milenares e absorver os benefícios por ela propostos. Yoganidra é uma ferramenta poderosa dentro do Yoga, pois quando desenvolvida em sala de aula promove nos praticantes reações salutares de paz, sentimentos de bem estar e tranqüilidade, que favorecem o desenvolvimento natural de substâncias químicas no corpo conhecidas como serotonina e endorfina, responsáveis por sensações bem estar e prazer. As células se revitalizam e o aumento da vitalidade também se torna evidente, a cessação de cansaço torna-se clara ao aluno que passa então a desfrutar destes estados no decorrer de seu dia. A mente mantém-se desperta e os pensamentos fluídos.
Por Francisco Samele Júnior, instrutor de yoga, em parceria com o Saúde Minuto.