Dia do Yoga: benefícios da prática para a saúde

O Yoga possibilita a convivência pacífica entre as diversidades humanas, respeitando cada indivíduo em seu grau de tempo, espaço, ritmo e interesses pessoais. Com isso, também é possível salientar dois aspectos fundamentais e importantes, que de tabela o aluno poderá desfrutar.

Sendo os benefícios dos aspectos mentais e resultados dos aspectos corporais.

● Aspecto mental:

– desenvolvimento da meditação;

– aumento da concentração;

– aumento na atenção nas rotinas diárias;

– aumento da memória;

– melhora nos estudos;

– aumento da inteligência;

– ampliação da consciência interna e externa;

– desenvolvimento da segurança interna;

– aumento da autoconfiança;

– aumento da auto-estima;

– refinamento gradual dos cinco sentidos humanos;

– aumento da percepção corporal e motora;

– percepção dos mecanismos internos mentais sutis e seus derivados;

– maior facilidade para vencer desafios e obstáculos;

– redução do stress;

– diminuição da ansiedade;

– percepção de hábitos alimentares inadequados à saúde;

– redução de vícios ou hábitos prejudiciais à saúde mental e física.

● Aspecto corporal:

– correção e consciência prática da respiração;

– aumento da capacidade pulmonar;

– aumento do foco visual;

– correção da postura;

– alinhamento corporal;

– equilíbrio físico;

– maior alongamento da coluna vertebral;

– aumento da flexibilidade das juntas, tendões e musculatura;

– diminuições de quedas, torções e contusões involuntárias;

– aumento da capacidade imunológica;

– aumento de anticorpos;

– aumento na produção de serotonina e endorfina no organismo;

– aumento da massa muscular de forma natural e gradativo;

– aumento da força / resistência e suavidade dos movimentos;

– controle da temperatura do corpo;

– aumento da capacidade corporal para eliminação de toxinas e resíduos químicos;

– consciência da importância da purificação do corpo para exercer a prática;

– redução dos efeitos da TPM;

– longevidade e qualidade de vida.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM AULA

Competências propostas:

Aulas de Yoga para pessoas interessadas no desenvolvimento espiritual, mental e corporal, sendo estas caracterizadas por:

● Meditação – Ocorre naturalmente no decorrer de toda atividade. O praticante sem conhecer inicialmente o que é meditação, a produz mesmo na primeira aula, pois a forma como a aula se desenvolve, propicia ao aluno este estado intuitivo interno de forma sutil devido à própria dinâmica da prática. A meditação é a chave dentro do Yoga, pois é a partir dela que o praticante descobre em si mesmo um fascinante e inexplorado mundo de possibilidades, onde ele torna-se o agente principal das mudanças em sua própria vida. A prática constante e prazerosa da meditação o conduz de forma gradativa a níveis mentais refinados e sutis ampliando a consciência e a percepção interna e externa do mundo.

● Pranayamas – Técnicas de desenvolvimento da capacidade pulmonar. Tornando-se consciente da própria respiração, o praticante desenvolve condições, através das técnicas apresentadas no Yoga, de potencializar e aumentar a capacidade de oxigênio nos pulmões, resultando, assim, em aumento expressivo do fôlego, produzindo substâncias benéficas ao corpo, além de gerar energia vital em abundância, eliminando toxinas nocivas e prejudiciais ao organismo. São estas as causas do cansaço, irritabilidade e sonolência em demasia. Nos Pranayamas o praticante sente um aumento da força vital por todo o corpo e, principalmente, no cérebro, o qual necessita de mais oxigênio para as atividades mentais, onde se exige atenção, concentração, lógica e lucidez mental.

● Asanas – (posturas psicofísicas) Com integração em permanências estáticas e isométricas com elevado fluxo de dinamismo, e intensidade o praticante percebe em seu corpo um aumento gradual de força e resistência e elasticidade do corpo sem necessidade de comparação ao exaustivo processo de desgaste físico e tensões provenientes de exercícios de repetição convencionais que lesam a musculatura e produzem ácido lático e suor em demasia, ocasionando assim o envelhecimento precoce das células do organismo e a perda de energia vital no organismo. Nos asanas a passagem de uma postura para outra é executada de forma suave e com naturalidade, onde assim não há impactos à estrutura óssea e nem articulações. Os asanas promovem efeitos benéficos e são percebidos em geral na primeira aula, gerando ao praticante um aumento na sensação de bem-estar, tranqüilidade e uma significativa redução da ansiedade e do stress.

● Yoganidra – Técnica conhecida pelos praticantes de Yoga e yogins como sono reparador e reprogramador mental. Ao final da prática os alunos deitam-se ao solo e soltam os membros superiores e inferiores do corpo e se preparam para a descontração absoluta de toda a musculatura. Através de comandos verbais, os alunos guiam-se internamente para forma e condução adequada da prática. Qualquer pessoa pode executar estas técnicas milenares e absorver os benefícios por ela propostos. Yoganidra é uma ferramenta poderosa dentro do Yoga, pois quando desenvolvida em sala de aula promove nos praticantes reações salutares de paz, sentimentos de bem estar e tranqüilidade, que favorecem o desenvolvimento natural de substâncias químicas no corpo conhecidas como serotonina e endorfina, responsáveis por sensações bem estar e prazer. As células se revitalizam e o aumento da vitalidade também se torna evidente, a cessação de cansaço torna-se clara ao aluno que passa então a desfrutar destes estados no decorrer de seu dia. A mente mantém-se desperta e os pensamentos fluídos.

Por Francisco Samele Júnior, instrutor de yoga, em parceria com o Saúde Minuto

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados