Comemorado nesta quinta-feira (20), o Dia Mundial da Saúde Bucal é uma data que nos lembra a importância das boas práticas de higiene, aliadas à prevenção de doenças.
Cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de doença bucal. Assim sendo, medidas simples, bons cuidados e visitas ao dentista são cruciais para a prevenção.
Porém, muitas dúvidas podem surgir na hora de um cuidado eficaz com a higiene. Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades sobre o assunto. Veja a seguir.
MITO: Quanto mais força na escovação, melhor
Pelo contrário, a escovação com força pode ser prejudicial à saúde bucal. Realizar a escovação com força acelera o desgaste das gengivas e corrói com maior intensidade o esmalte dos dentes, desencadeando sensibilidade dentária e retração gengival. O recomendado é fazer movimentos suaves e curtos, indo de baixo para cima, escovando a partir da gengiva.
VERDADE: A escovação mais importante é a noturna
Todas as escovações são indispensáveis, mas a noturna é a mais importante! Durante o sono, devido à baixa produção de saliva, há a alteração do pH. Deste modo, o ambiente bucal torna-se mais ácido, favorecendo o aumento do número de bactérias.
MITO: Café escurece os dentes
A descoloração e o escurecimento dos dentes estão associados ao envelhecimento e desgaste natural, mas também podemos incluir fatores ligados à dieta alimentar correlacionados com a pigmentação.
VERDADE: Escovar após toda a refeição é o correto
Para se manter uma boa higiene bucal, é recomendado escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições. Porém, segundo especialistas, o ideal é esperar 30 minutos depois de comer para realizar a escovação. Esse é o tempo para a saliva reequilibrar o pH bucal que foi alterado pelos alimentos e bebidas ingeridos durante a refeição. Antes deste intervalo, o pH ainda está ácido, o que aumenta a chance de proliferação de bactérias.
MITO: Enxaguante bucal substitui a escovação
O enxaguante bucal é apenas complemento para finalizar o processo de higienização, não se deve utilizá-lo sem escovar os dentes. O enxaguante não solta os resíduos que se concentraram na superfície dental, tampouco elimina as sujeiras entre os vãos.
Quer saber mais sobre o assunto? A apresentadora da Alpha FM Nyvienn Reis conversou com a Dra. Sandra Kalil, especialista em Odontopediatria, por ocasião do Dia do Dentista. Confira!
Leia também: Dia Mundial do Sono: 5 motivos para ouvir música antes de dormir