Neste domingo (7), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1950, o intuito da data era celebrar a fundação da OMS (surgida no dia 7 de abril de 1948), como também chamar a atenção para assuntos de relevância relacionados ao tema.
Por isso, a instituição envolve-se com eventos internacionais, regionais e locais, abordando diferentes focos a cada ano. Em 2024, o lema é “Minha saúde, meu direito”. Conforme comunicado, a escolha do tema chegou para “defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação”.
Cuidados com a saúde
Assim, sob um ponto de vista geral, a Alpha FM conversou com um médico para entender quais são os cuidados essenciais que devemos ter com nossa própria saúde. De acordo com o doutor Kim Lima Nascimento (CRM: 186624), é preciso manter em mente as seguintes recomendações:
– Hidratação (mais que 50ml por kg de água por dia)
– Atividade física (40 minutos mais de 3 vezes por semana)
– Alimentação balanceada (boa relação entre carboidratos, proteínas e gorduras), principalmente o consumo de vegetais, verduras e frutas devidamente higienizadas.
– Evitar hábitos nocivos (libação alcoólica, tabagismo e exposição solar sem proteção)
– Manter hábitos sociais (saúde mental é de igual importância)
Importância da saúde mental
Nas palavras do profissional, “a saúde mental é de igual importância que a física. Já se tem conhecimento das doenças psicossomáticas (doenças causadas por desequilíbrio mental)”. Por fim, como o próprio destacou, “é preciso manter suas relações interpessoais saudáveis, procurar ajuda através da terapia com profissionais da área e a manutenção dos cuidados citados.”