Dia Nacional do Documentário Brasileiro: confira 6 destaques de produções nacionais

Você sabia que a produção documental do Brasil é muito rica e possui obras de altíssima qualidade? Por isso, no dia 07 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Mas, você sabe qual a relação do Brasil com esse gênero cinematográfico?

A produção de documentários no país começou com as obras dos imigrantes, como o italiano Affonso Segretto, que filmou sua chegada ao Rio de Janeiro no final do século XIX. Seu filme se chama "A Vista da Baía de Guanabara". Já no ano de 1917, também foi lançado o documentário "Rituais e Festas Bororo" do Major Thomaz Reis, que falava sobre as tribos indígenas Bororo e seus costumes.

Embora o Instituto Nacional de Cinema Educacional (Ince) tenha sido criado em 1936, o gênero documentário ganhou fama somente na década de 1960, quando passou a abordar a crítica social em suas filmagens.

Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, com certeza ficou com vontade de ver uma produção dessas, certo? Mas, se você não sabe por quais longas começar, não tem problema! Nós elaboramos uma lista com 6 documentários nacionais que estão disponíveis nos streamings. Confira:

Emicida: AmarElo – É Tudo pra Ontem

O documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem é um filme documentário brasileiro que estreou em 2020. O documentário foi produzido pela Netflix em parceria com o Laboratório Fantasma.

O longa explora todo o processo de criação do projeto AmarElo, do músico Emicida. Criado em estúdio, o trabalho foi apresentado no Theatro Municipal, em São Paulo, 2019, em um show que abordou a história da cultura negra no Brasil.

Sertão Velho Cerrado

Este filme mostra como o cerrado sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados, alguns moradores da Chapada dos Veadeiros decidem se unir para defender a natureza. 

A elaboração de um plano de manejo os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

Para sempre Chape

A história da Chapecoense, que subiu da quarta para a primeira divisão do futebol brasileiro. No final de 2016, quando o time voava para a Colômbia para disputar a final da Copa Sul-Americana, seu avião caiu poucos minutos antes de chegar ao destino.

Com a palavra: Arnaldo Antunes

Este retrato autobiográfico acompanha o respeitado poeta, cantor e compositor brasileiro Arnaldo Antunes e seu processo criativo excêntrico.

{ galeria 1296 }

Anavitória: Araguaína – Las Vegas

Acompanhe a carismática dupla brasileira Anavitória, que saiu de uma cidade simples para o tapete vermelho do Grammy Latino de 2017 em Las Vegas.

Carta para além dos muros

Saiba mais sobre a trajetória do HIV e da Aids, com foco no Brasil, por meio de entrevistas com médicos, ativistas e pacientes, além de farto material de arquivo. Do pavor inicial, às campanhas de conscientização, passando pelo estigma imposto às pessoas vivendo com HIV, veja como a sociedade encarou essa epidemia em sua fase mortífera ao longo de mais de duas décadas.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados